Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Tolerância para a não utilização do Acordo Ortográfico de 1990 nos Exames Nacionais, para Ao Governo, ao Sr. Primeiro-Ministro, ao Sr. Ministro da Educação, ao Ministério da Educação, ao Instituto de Avaliação Educativa, à Assembleia da República

Nome Comentário
Antonio O. Não assassinem o português! Ainda vão a tempo!
maria p. Estou em pleno desacordo com o acordo ortográfico. Quem mais estará de acordo com ele serão as pessoas do outro lado do atlântico, cujo português nada tem a ver com o de Portugal. Falam outra língua e GABAM-SE DISSO. Nós nada temos a ver com aquele português.
Ana M. Não ao acordo ortográfico, que só Portugal aderiu.
Luís S. Este acordo é uma vergonha, eu não escrevo nem vou escrever com ele NUNCA
Cândida M. Concordo plenamente! Nenhum dos países lusófonos está a cumprir, porquê nós?
Gregório L. Eu não escrevo de acordo com o "novo" ACORDO ORTOGRÁFICO
Helena N. Subscrevo esta petição porque considero que o AO é uma aberração e uma injustiça feita à normal evolução do nosso idioma - que não se faz por decreto.
Susana D. Não podia estar mais de acordo, por isso assinei com todo o gosto.
Maria J. ...ou vai ser um rosário de "erros" ortográficos!...
Maria J. Não concordo com o Acordo ortográfico.
Cátia R. alunos que frequentaram o ensino primário em regime de antigo acordo não deviam ser obrigados a escrever provas importantes com o novo, visto que em disciplinas tecnicas o foco deve estar centrado nos assuntos da disciplina e não na transição do acordo ortografico
Rita M. concordo com esta petição, pois descordo do acordo
Estevão F. A língua é evolutiva. E realmente a nível de nossa língua, o "Português", deixa grandes ensinamentos nas ex-colónias. Se a independência do Brasil acontecesse, pós 25ABR1974, não conseguiria determinar, qual o número de falantes de língua Portuguesa. Vejamos "Macau" em 550 mil habitantes e em cerca de 400 anos de Administração Portuguesa, a quando, em 20 de dezembro de 1999, passou para a Administração da China, apenas cerca de 2000 habitantes falavam a língua de Camões a que corresponde a cerca de +- 0.4%. Hong Kong que esteve sobre Administração Inglesa a qual não chegou a 100 anos, cerca de 89 % da população fala Inglês, em cerca de 8 milhões de habitantes. Só ver as diferenças a nível da língua, principal cultura de um povo , de uma Nação. Relativamente a acordos ortográficos, quantos acordos fizeram, a Inglaterra, Espanha, França e Holanda com seus Países colonizados?
Pedro G. Como linguista, considero o AO90 uma trapalhada em termos científicos e culturais. Oponho-me firmemente à imposição da destruição da grafia do Português Europeu.
Maria H. Como escritora-poetisa portuguesa que ama a belíssima língua portuguesa, sou completamente contra o acordo ortográfico.
Guilherme B. Sem comentários.
António v. Tb não concordo
Maria L. Este acordo não tem a mínima lógica. Não compro nenhum livro que seja escrito ou traduzido com este AO
Ligia C. Contra o AO90, um assassinato à língua Portuguesa
João R. Este acordo é uma aberração

Assinaram a petição
4.953 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição