Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Tolerância para a não utilização do Acordo Ortográfico de 1990 nos Exames Nacionais, para Ao Governo, ao Sr. Primeiro-Ministro, ao Sr. Ministro da Educação, ao Ministério da Educação, ao Instituto de Avaliação Educativa, à Assembleia da República

Nome Comentário
Catarina o. Este acordo é uma vergonha para nós portugueses e um suicídio da nossa língua e cultura. Temos de ter orgulho e cuidar daquilo que é nosso e nos é precioso e não nos vendermos aos interesses brasileiros desta maneira. Só vamos perder e muito. As línguas evoluem e transformam-se, mas não assim desta forma suicidária e desintegradora. Vergonha ao PS que fez este miserável acordo ser adoptado e nos colocou nesta encruzilhada miserável.
Teresa L. Não ao acordo ortográfico.
Paula A. A língua é a alma de um povo, e veículo da estrutura do seu pensar. É, por isso, algo de essencial. Que não se pode alterar de qualquer forma, pois pode levar a graves (e irreversíveis) consequências.
Francisco M. Considero o acordo uma aberração!
Maria S. Este acordo não é acordo nenhum. Nenhum dos outros países o estar a usar. Para além disso, fizemos imensas concessões ao modo de escrita brasileiro, que tem a ver com a pronúncia brasileira, mas nada com a portuguesa. Por exemplo, "espectador - espetador" (alguém que espeta???)
Manuel R. Não se comenta a tristeza.
Rui N. Este acordo não serve. Nesta fase deve ser esquecido como critério de avaliação, mas o passo seguinte é, pura e simplesmente, anulá-lo.
António O. Mais que tolerância para a situação concreta, importa, isso sim, questionar a aplicação do acordo, em termos gerais.
José S. Concordo integralmente com o teor da petição.
Joaquim C. O alegado Acordo Ortográfico de 1990 é, no máximo, um nado-morto, já que nem é acordo nem é ortográfico, por razões que toda a gente está careca de saber. Cumpre-me perguntar aos senhore(a)s do Governo que parte das afirmações que antecedem é que ainda não conseguiram perceber. Não envio cumprimentos porque andais a gozar comigo há demasiado tempo e porque sou eu que vos pago os "salários" e suporto as asneiras. a)Tempero Correia.
Júlio Z. A língua é a maior e melhor expressão da nacionalidade e origem das pessoas. Não deixem adulterar as raízes do português mas permitam aos povos que o usam acrescentarem as suas próprias raízes de origem linguística,.. mas nos seus países.
Mª S. Não concordo com o novo acordo ortográfico.
Ana A. ASSINAR a Petição em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76335; CONVIDAR AMIGOS e DIVULGAR. "Até 2014, os alunos podiam usar, sem penalização, as ortografias de 1945 e de 1990. Este ano, só poderão usar a mais recente. Embora o nosso objectivo seja o de alcançar a revogação do AO90, seria bom para os alunos que, pelo menos, se mantivesse a situação do ano anterior, uma vez que serão necessariamente prejudicados, tendo em conta o caos ortográfico reinante. O AO90, de qualquer modo, não é uma questão individual, é um problema social. Esta petição é uma das muitas armas de combate. " (António Fernando Nabais, no grupo Professores Contra o AO). Diferentemente, neste ano lectivo, o AO90 é "obrigatório" nos exames dos 4.º, 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos. É urgente assinar, para obter as 4.100 assinaturas, para dar entrada como Petição na AR e ser noticiada. No final, as assinaturas irão ser entregues ao Governo. (com Duarte Bénard Da Costa).
Mariza G. Espero que as mentes briosas deste governo não estraguem a nossa língua e ortografia,se fosse para a terem destruído só Camões e Pessoa o teriam permissão para tal.
Ruben S. Abaixo com o acordo
Isabel J. Em Portugal fala-se e escreve-se em Português
António M. URGENTE ASSINAR Necessitamos de 4.100 assinaturas para a petição seguir para a AR. Temos 4.040 TODOS A ASSINAR E A PARTILHAR NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO DE 1990 !
Vitor S. Que prevaleça a sensatez!
Antonio C. Quebrar as origens da língua é como matar as nossas origens.
eduardo s. A confusão entre os acordos existente justifica a tolrancia pedida. Muita gente da elite intelectual não utiliza o novo acordo.

Assinaram a petição
4.953 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição