Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta Aberta Em Defesa Da Escola, para Ministério da Educação

Nome Comentário
António S. Este Crato é um Sócrates encapotado!
João N. Mesmo estando no Brasil, essa causa é de todos aqueles que acreditam na escola pública e lutam contra o acelerado processo de privatização da educação que vem acontecendo em todo o mundo.
Ricardo A. O que este Ministério está a fazer à Educação vai-se reflectir negativamente por longos anos...
Paula m. Não podemos deixar destruir a Escola Pública!Está em jogo o futuro do nosso país!
Horácio A. Concordo plenamente.
Hermenegildo B. O desinvestimento na Escola Pública representa uma regressão muito profunda e deplorável no processo de democratização do ensino em Portugal.
Patrícia A. Essencialmente assino como Mãe, como cidadã, só depois como alguém que também se inseriu no meio e nele faz seu ganha pão, estar todos os dias a tomar conta, cuidar, mimar, ajudar a crescer e fazer boas escolhas, ajudar a criar, ou tentar pelo menos, Homens e Mulheres livres, civilizados, conscientes e Humanos de mente e acções de coração. Profissional do meio posso e deixo de ser mas Mãe, Mulher consciente e com desejo de justiça e cidadã activa nunca deixarei, pois só da minha consciência e acções necessita.
Carlos S. O processo de destruição da Escola Pública já está em marcha há muito tempo. A implantação de colégios particulares, pagos com o dinheiro dos contribuintes em locais onde já existiam escolas públicas e que, a partir daí, ficaram subaproveitadas, é um dos escândalos que têm sido mais falados ultimamente. Actualmente o governo começa a falar no "cheque ensino" que, segundo consta já vai sendo posto de parte em países que o implementaram. No entanto o saque dos dinheiros públicos atribuídos à educação já passou por outras fases como são exemplos a criação da empresa "Parque Escolar" para esbanjamento de dinheiros em obras mal concebidas e criação de custos de manutenção incomportáveis, a entrega dos serviços de refeitórios e de limpezas a empresas controladas por entidades bem relacionadas com os políticos da governação, baixando a qualidade destes serviços mas aumentando os respectivos custos. A própria avaliação dos docentes contratados, que tanta polémica está a criar, aparenta ser uma estratégia para por fora do sistema público de educação alguns milhares destes profissionais. Repare-se que, no ensino privado, essa avaliação não é exigida.
Ângela N. Porque sou professora e sou mãe e defendo a escola pública.
Maria T. qual a razão para tanto ódio ao ensino público? salvo erro, apenas dois Ministros têm licenciatura obtida em universidades públicas......
João R. Por uma Escola Pública de Qualidade.
elsa s. Os professores da escola pública , neste momento e mais do que nunca, desempenham uma pluralidade de papeis que vão muito para além da transmissão de saber e se estendem a domínios não quantificáveis: a promoção da cidadania, o acompanhamento emocional de crianças e famílias, o auxílio económico a crianças necessitadas, a gestão de instalações, a gestão de recursos humanos, marketing, e tantas outras funções que um sistema social, económico e educacional deveria saber dar resposta com medidas económicas, sociais e criação das ditas equipas técnicas ao serviço da educação. O governo devia lembrar-se que a frieza com que vem olhando para a educação é sinónimo de indiferença para com toda uma sociedade carente que vai muito além da classe dos docentes que pensa ser o seu principal alvo. Abatam os professores públicos e vejam as implicações sociais que isso acarretará numa sociedade já tão deprimida e doente. Perdoem-me o desabafo... já o fiz diretamente ao PR, ao PM (claro está, sem qualquer efeito ou consequência)....
José G. Pela Escola Pública
alice g. de todos os comparsas do governo, nuno crato será indiscutivelmente o que mais lastro negativo deixará atrás de si.
PAULO M. Não acho bem o que se anda a passar!
Vasco S. pela democratização da educação.
Carla A. Por uma Escola cada vez mais inclusiva!
Maria A. A escola pública é um bem inalienável, garante da civilidade em Portugal.
Augusto F. Com os meus 82 anos, ainda exerço a actividade de Jornalista com Carteira Profissional - que me orgulho de ter sem dela necessitar - em regime livre. Escrevi alguns livros e contam-se por milhares os artigos em Jornais e Revistas. Iniciei os meus estudos na Escola Pública em Campo de Ourique e segui depois para o Liceu. Formei-me portanto a partir de uma escola pública. Os meus 2 filhos também frequentaram a escola pública e, embora com profissões diferentes da minha, dominam bem as disciplinas.O mais velho tem de acompanhar os estudos do meu neto numa ... escola privada. Então como é possível? Devia não ser necessário. Temos – o Governo tem - de manter boas escolas públicas e dar-lhes o necessário auxílio. As escolas privadas que façam o seu negócio (comercializando o ensino) como entenderem e com os meios que conseguem obter com os pagamentos dos alunos, cujos Pais têm dinheiro para os ter lá. Apenas salvaguardando aquelas que possam existir em localidades que não tenham ainda escolas públicas e onde as crianças pertencem por vezes a famílias de posses reduzidas. Eis portanto a razão porque assino esta petição. Porque tenho esse dever. Lutemos pelas escolas públicas.
Maria C. Na minha opinião, lutar contra estas infelizes medidas do nosso governo é essencial para que o princípio da inclusão não desapareça e seja, cada vez mais, uma realidade.

Assinaram a petição
1 885 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição