Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela não desintegração da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa (BLX), para Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa,

Nome Comentário
Rosa A. as bibliotecas devem manter-se como estão, independentes dos órgãos de funcionamento de gestão e em proximidade com as populações. a desintegração da rede municipal de bibliotecas de Lisboa é uma perda para o acesso ao conhecimento e à cultura, favorecendo o empobrecimento cultural que deve ser combatido pela promoção das bibliotecas e não pela sua desintegração e descaracterização. Espero que de entre todas as más gestões do nosso património cultural, não se acrescente mais esta.
paula s. O funcionamento das blxs são essencias para a divulgação da cultura na cidade. Não as fechem!
Ana R. A Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa (BLX) é serviço público.
Virgílio M. Retrocesso. Há que impedi-lo, sem informação disponibilizada a todos de forma imparcial não haverá cidadãos conscientes
Susana C. Com a ameaça, bem patente da desintegração e/ou desaparecimento de vários pólos de bibliotecas, essenciais e importantes para a divulgação junto da população portuguesa, da Cultura (no seu mais lato sentido!). Assino com muito gosto!
Maria M. Como é possível?! Somos um país que necessita de um povo culto e qualificados, caros senhores eleitos pelo povo. Reduzir, num momento de estrema dificuldade financeiras para as famílias, as redes sociais das bibliotecas, é destruir, aniquilar de forma vergonhosa, o direito à cultura, ao desenvolvimento intelectual e mental, isto é, à sabedoria. Gastam tanto dinheiro em publicidade fútil, porque não investir para cativar os utentes?
Filipe L. O funcionamento em rede das Bibliotecas Municipais de Lisboa é determinante para garantir a igualdade da oferta que é feita aos municipes e a rentabilização dos recursos existentes.
maria m. é importante não desmantelar a BLX .
José G. A educação é o FUTURO
victor b. As bibliotecas são a arma da inteligência da Nação.
Nuno A. Como podem os jovens com graves défices de concentração e ambientes familiares degradados evoluir se lhes retiram estas janelas de oportunidade?
maria s. E onde fica a Cultura, Sr. Dr. António Costa, Presidente da Câmara?
carlos c. Conheço muito bem o excelente trabalho que tem sido desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa junto da comunidade. Uma rede que dispõe de um importante acervo bibliográfico em número e em qualidade, acessível em http://blx.cm-lisboa.pt e em qualquer uma das bibliotecas. A C.M.L. tem feito um grande investimento na actualização dos serviços e são muitas as pessoas que diariamente recorrem às bibliotecas da rede e que anualmente requisitam milhares de documentos e participam em actividades diversas. Porquê mudar? Qual o benefício? Para copiar outros países? Ou para poupar no investimento? Em termos culturais poderá vir a significar maior regressão e atraso. A realidade portuguesa é diferente da de outros países.
Maria R. Por que razão se mexe no que funciona bem?! Há tanta coisa para corrigir...
César F. Separar uma rede dessa dimensão e que realiza um trabalho imenso junto da comunidade é como separar os espinhos de uma rosa. Perde o sentido!
Laura L. Indignação com esta situação!
Maria F. Se a rede funciona bem, para quê mudar? É a política do destruir!
Eugénio R. É um atentado ao acesso à cultura por parte das populações. Todos os cidadãos devem ter acesso à cultura como elemento de educação e formação universal.
José O. Não pode ser sempre a Cultura a pagar a crise. As Biblioteca são importantes para o desenvolvimento de um povo!
Luís C. É necessário lutar contra o desmantelamento das instituições que apostam a sua existência no apoio à cultura e à cidadania!

Assinaram a petição
1 108 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição