Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior, para Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Hugo M. Contra a desconsideração dos professores e investigadores na área das artes, letras e ciências humanas e contra a contratação precária de professores com horários a 20, 30 por cento, extremamente mal pagos, desvalorizando assim os seus conhecimentos e habilitações intelectuais, colocando muitos em situações de pobreza envergonhada.
Joana D. Ridículo termos de assinar este tipo de petições para melhorar a nossa vida.
Júlia S. Professores com grau de Doutor com remunerações baixas.
Maria A. Salário Justo, carreira justa = vida digna
Jose A. (1)Lamentavelmente desde a troika perdemos valores significativos de remuneração (+/- 400€ líquidos). Toda a outra FP recuperou parte ou a totalidade. Nas universidades isso nunca aconteceu, apenas promessas. (2) toda a FP tem progressão com base nos 10pts de avaliação eu já levo 25 e nada, so depois de 6 excelentes consecutivos. Motivação zero. Tenho pena não ter 30 a 35anos que não estava neste Pais miserável, governado por autênticos vendedores da banha da cobra (3) Chegam-nos Alunos "de aviário" com notas fabulosas na entrada mas nos semestres seguintes é a crua realidade, depois os "iluminados " vêm com as estatísticas para formarmos um bando de incompetentes. (4) os Alunos nas Universidades são uma valente chatice, porque atrapalham na elaboração de papers (a submeter nas revistas chinesas pagas), o que conta para progredir. Formar indivíduos preparados para a vida profissional e adaptados à realidade do Pais, nop, dá muito trabalho e não dá papers (in)uteis (a maior parte deles). (5) repensar o ensino Univ. à realidade nacional e europeia: nada. A assim vamos alegremente para o buraco e a formar indivíduos para irem trabalhar para fora à custa do $ dos Portugueses.
Nuno M. É preciso repor o poder de compra perdido pelos professores do ensino superior através de uma atualização justa dos salários.
Maria C. É importante que a avaliação seja um instrumento justo! É importante que funcione não apenas para cavar o desânimo aprendido. É lamentável que os pontos ganhos de nada sirvam para progredir! Se é igual ter Bom ou Muito Bom - ou seja, nada - para que serve? “Pontos” no ensino superior significam, lamentavelmente, Perder. Defraudar. Sermos enganados. Um incentivo à desistência (de sermos bons). A avaliação deveria ser um instrumento de valorização do trabalho e empenho, bem como da diversidade de perfis. Não de punição e de normalização de poderes… A diversidade é riqueza. Somos dignos de merecer a valorização e retorno do que trabalhamos!
Maria F. Gostaria que o ensino, em particular nas universidades, fosse mais exigente, em termos de admissão de estudantes e de condições para estes estudantes poderem expressar o seu máximo. Gosto e admiro a nossa profissão, mas os nossos salários são indignos, face ao esforço e responsabilidade que nos são pedidos e extrema carência do nosso país. Os nossos governantes estão satisfeitos com as métricas de licenciados, mestrados, etc. que já podem equiparar-se com outros países modelo. Esquecem-se que, uma boa parte desse sucesso é uma falácia, os nossos formados não têm nem conhecimentos, nem competências, nem responsabilidade compatíveis com os títulos académicos de ganharam. A desmotivação dos docentes universitários - os eternos sem vós - é muito grande, desde logo pela interrupção das carreiras e pelo salário miserável, mas há outros motivos igualmente importantes. Gostaria que tivéssemos melhores salários, uma carreira académica docente valorizada, e não desprezada pela excessiva valorização da componente de investigação. Com o nível de atraso do nosso país quanto a qualificações reais, os bons professores são ainda mais necessários. Para haver bons professores, é fundamenta,
Isabel C. pela dignificação das carreiras de Investigação e de professores do ensino superior.
Ana T. Se forem buscar o dinheiro roubado ao estado pelo Sr. RICARDO, pelo Sócrates, por fundações fantasmas e Berardo... Ainda sobra dinheiro!!!!
Maria A. O futuro está nos jovens. Vejo com muita preocupação a falta de motivação e de condições materiais que permitam às nossas instituições continuar e renovar essa parte importante da vivência de um povo, que é a transmissão e a criação do saber.
Maria P. Para além das carreiras e remuneração é urgente encontrar soluções para o mau ambiente que está a decorrer nas Universidades quer pelos concursos internos a decorrer, quer pela forma concursal que decorrerem estes concursos. Quantos processos estão em tribunal à mais de 10 anos? Essas pessoas deixaram de ser produtivas - máximo durante 10 anos? poderiam ser fundamentais para a evolução científica e pedagógica do docente. É urgente encontrar uma forma para solucionar esta questão e outras. 12 anos de avaliação excelente conta para quê? apenas para subir nos pequenos escalões ? É urgente aplicar uma solução de progressão através de Mérito Absoluto.
Rui T. Para se corrigir uma enorme injustiça!!
José F. Apoio totalmente
Catarina C. Assistente convidada
João A. Temos fuga de cérebros; jovens até aos 40 a estudar e a tirar cursos… sem possibilidades de casar e ter filhos. Os que não emigram,claro. Salários baixos e precariedade. Fuga aos impostos. Os do costume pagam tudo em IRS/TSU/IVA/IMT/ISP/… E a demografia em pirâmide invertida; baixa natalidade; baixa produtividade (1/3 da população é idosa, doente, não produtiva). Que se faz para melhorar isto? Políticas que promovem o status quo e aceleram o problema.
Jorge B. Inicialmente, a remuneração da carreira docente universitária estava em paralelo com a da magistratura. O que se passou ?
Helga M. Professor adjunto convidado
Maria M. uma questão de justiça salarial
Amelia S. A progressão na carreira é fundamental para que cada um sinta o reconhecimento do trabalho e esteja motivado para a realização das suas tarefas

Assinaram a petição
7 871 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição