Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Antecipação da Reforma para Pessoas com Deficiência, para Exmos. Senhores Presidente da República Portuguesa, Sr. Presidente da Assembleia da República, Presidente do Tribunal Constitucional, Primeiro-ministro, Senhora Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência e restantes Membros do Governo

Nome Comentário
Maria C. É incrível, que o Governo tenha alterado a percentagem da deficiência de 60% para 80%, para efeitos de reforma por incapacidade/invalidez. Devemos continuar a lutar pelo que é justo: a reforma por invalidez aos 60% de incapacidade.
José C. É mais do que justa a petição, porque a lei fiscal contempla 60%, para a incapacidade e o Governo na Lei 5/2022, aprovou o regime da antecipação de reformas para pessoas com um grau de deficiência igual ou superior a 80%.Verifica-se um total desprezo, por um grau de incapacidade inferior a 79%.
FERNANDO S. Se Portugal de ser pais moderno e defensor dos direitos humanos, siga o bom exemplo da maioria dos pais que partilham esses valores, o ficar bem só na fotografia, não chega.
Isabel C. O desgaste físico e psíquico de uma pessoa com uma incapacidade igual ou superior a 60% já é elevado e chega a ser desumano para as pessoas, quando mais, com a legislação aprovada pela Lei nº 5/2022, só é possivel ter direito à reforma aos 60 anos quando a incapacidade foi adquirida à mais de 15 anos e superior a 80%. Certamente que quem legisla, não sente as dificuldades que as pessoas portadores de deficiência tem.
João M. Discrimacao
Hélder . Tenho 63anos descontos 40anos c.g.a. s.socialdeclaração de incapacidade 76% mas não tenho direito prestação social insclusao ser prejudicada ser injusto.
Júlio S. Padeço de uma doença neuro-muscular raríssima, degenerativa de evolução lenta e estou incapacitado em 60% desde Abril de 2017 e deveria ter renovado em Abril passado, o processo de chamada para junta médca está atrasado em mais de 24 meses. Aproveito para lembrar que a Pensão de Invalidez será penalizada pelo Factor de Sustentabilidade, quando se transformar em Reforma por Velhice. Este imposto é injusto porque o "contribuinte doente" ficou impedido inesperadamente de poder completar a carreira contributiva. O "factor de sustentabilidade" deverá ser abolido nas pensões de invalidez absoluta. Júlio Sabido
Carlos G. Estou, faz 2 anos, esperando que me chamem para ir a uma junta médica para reavaliação.
ISABEL S. Apoio totalmente esta petição pois a Discriminação feita pelo governo deixando de lado quem tem grau de dificiência entre 60% e 79% me parece totalmente inadequada e muito Injusta!
Sandra . Concordo…
Jose A. Tenho um grau de incapacidade de 69% vitalício é claro que gostaria de ter uma reforma mais cedo pois desconto desde 1986, e tenho 51 anos.
Luis . Com 54 anos atualmente é a trabalhar e descontos desde Setembro de 1984 ba segurança social e desde Maio de 2000 na Adse/CGA e a 36/37 anos e reformarem por invalidez e de proteção especial pois do estou a ter um corte de 40/45% de um salário minimo de 2022 de 705,00 se isto ser um atentado e BULLYING aos meus direitos e uma vida de trabalho e vejo por pessoal mais novos de bom corpo e a receberem rendimentos mínimos e outros sem trabalharem e receberem mais de eu tendo atestado de Multiusos de Incapacidade 70% e registo n°4697 de cartão de doença crónica e rara e assim sou trarado e respeitado e outris como eu enfim estarmos entregues autêntics coveiros de maioria e assim anda nosso Portugal a 48 anis anestesiado a olhar oara corda de enforcamento de políticas de PSD , OS & comoadrios/comanhias,limitada
Anastácio L. Uma vez que esta ainda suposta medida já constou do OE/2020 e nunca foi aplicada, dadas as inércias, inoperâncias, passividades e desonestidades intelectuais dos intervenientes diretos e indiretos na mesma, do que esperam os sindicatos, associações, classe politica e sociedade em geral, para exigir aos que assim fingem governar o país que respeitem os deficientes portugueses para que mereçam ser respeitados oq ue até hoje, nunca aconteceu. Só mesmo em Portugal.
Marco . Triste .....
Susana . Já foi há 2 anos e fui lá à segurança social causa Pensão Inclusão e tenho incapacidade 68% mas não aceita dar-me pensão inclusão sem dinheiro porque sou surda profundo e trabalho mas vivo sozinha a casa não fácil o dinheiro (coisas e despesas e comidas) mas não meto a minha família, olha já ouvi disse outros tem 70% cima 80% e 90% ganha mais dinheiro e também trabalha mais ganha muito lindo isso. Que tristeza infeliz a minha vida. Muito obrigado
Ana . Sou surda e tenho 96 % incapacidade. Tenho direito incapacidade para reforma ( 80%)
Luís . A favor da implementação do artigo 75 da lei 2/2020
Celestino E. Apoio sem reservas. Reivindicação mais que justa
Isabel G. Considerar a poliomielite como doença de desgaste. Desde os 23 meses tenho pólio nos membros inferiores,sempre trabalhei depois veio problemas na coluna, operações nos ombros e mãos.tenho 64 anos e tenho que esperar e multiuso com 82% mas tenho que esperar ter pensão de miséria
Alberto . Trabalhei desde os 14 anos (61 anos de idade) , neste momento não exerceço nenhuma profissão. E, gostaria de poder ir para reforma sem penalização.

Assinaram a petição
1.244 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição