Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Antecipação da Reforma para Pessoas com Deficiência, para Exmos. Senhores Presidente da República Portuguesa, Sr. Presidente da Assembleia da República, Presidente do Tribunal Constitucional, Primeiro-ministro, Senhora Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência e restantes Membros do Governo

Nome Comentário
Anália P. Independentemente de saber que os governos deitam as petições para o fundo das gavetas. mesmo quando são eles a fazerem as leis. não resisto a assinar algo que me merece todo o acordo!
Dália . Para todos obrigada
António . Assino esta petição porque acho que é completamente justificada, porque sinto na pele todos os dias as limitações que os problemas crónicos que tenho e realmente só quem sabe o que é viver e trabalhar com incapacidade é que valoriza esta petição e na minha opinião a antecipação da reforma para pessoas com deficiência 60% ou mais é plenamente justificada...tenho 46 anos de idade mas não tenho a certeza que consiga trabalhar até lá... Ou até
JOÃO S. Tem uma incapacidade motora de 60% e sou funcionário público.
Joel S. Plenamente de acordo para terminar com a discriminação entre os 60/80% existente no diploma.
João N. Concordo com a reforma antecipada a partir dos 60% de incapacidade pois eu tenho 70% definitiva
Fernando C. portador atestado multiusos (68%)
José . Apoio a petição
Helena . Simplesmente concordo
Maria C. É incrível, que o Governo tenha alterado a percentagem da deficiência de 60% para 80%, para efeitos de reforma por incapacidade/invalidez. Devemos continuar a lutar pelo que é justo: a reforma por invalidez aos 60% de incapacidade.
José C. É mais do que justa a petição, porque a lei fiscal contempla 60%, para a incapacidade e o Governo na Lei 5/2022, aprovou o regime da antecipação de reformas para pessoas com um grau de deficiência igual ou superior a 80%.Verifica-se um total desprezo, por um grau de incapacidade inferior a 79%.
FERNANDO S. Se Portugal de ser pais moderno e defensor dos direitos humanos, siga o bom exemplo da maioria dos pais que partilham esses valores, o ficar bem só na fotografia, não chega.
Isabel C. O desgaste físico e psíquico de uma pessoa com uma incapacidade igual ou superior a 60% já é elevado e chega a ser desumano para as pessoas, quando mais, com a legislação aprovada pela Lei nº 5/2022, só é possivel ter direito à reforma aos 60 anos quando a incapacidade foi adquirida à mais de 15 anos e superior a 80%. Certamente que quem legisla, não sente as dificuldades que as pessoas portadores de deficiência tem.
João M. Discrimacao
Hélder . Tenho 63anos descontos 40anos c.g.a. s.socialdeclaração de incapacidade 76% mas não tenho direito prestação social insclusao ser prejudicada ser injusto.
Júlio S. Padeço de uma doença neuro-muscular raríssima, degenerativa de evolução lenta e estou incapacitado em 60% desde Abril de 2017 e deveria ter renovado em Abril passado, o processo de chamada para junta médca está atrasado em mais de 24 meses. Aproveito para lembrar que a Pensão de Invalidez será penalizada pelo Factor de Sustentabilidade, quando se transformar em Reforma por Velhice. Este imposto é injusto porque o "contribuinte doente" ficou impedido inesperadamente de poder completar a carreira contributiva. O "factor de sustentabilidade" deverá ser abolido nas pensões de invalidez absoluta. Júlio Sabido
Carlos G. Estou, faz 2 anos, esperando que me chamem para ir a uma junta médica para reavaliação.
ISABEL S. Apoio totalmente esta petição pois a Discriminação feita pelo governo deixando de lado quem tem grau de dificiência entre 60% e 79% me parece totalmente inadequada e muito Injusta!
Sandra . Concordo…
Jose A. Tenho um grau de incapacidade de 69% vitalício é claro que gostaria de ter uma reforma mais cedo pois desconto desde 1986, e tenho 51 anos.

Assinaram a petição
1.322 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição