Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela não abertura do curso de Medicina na Universidade Católica, para Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES); Excelentíssimo ministro Manuel Heitor

Nome Comentário
António A. É ridículo a forma como o estado está a inventar soluções contrárias para uma necessidade que aflige o SNS todos os dias.
José C. É lamentável que se abra um curso de medicina quando o SNS não consegue especializar todos os médicos que se formam até agora! Mesmo com o CEMP e a OM contra, o Sr. Ministro do ES vem dizer que precisamos de mais cursos precionando a A3ES para aceitar o curso na UCP.
Inês C. É inadmissível um curso com tamanha responsabilidade estar tão facilmente acessível a pessoas cujas competências básicas são o número da conta bancária.
Paulo s. Isto é um desrespeito as pessoas que lutam!!!
Miguel S. Que falta de noção e de preocupação pela qualidade do serviço médico português
Maria A. É deplorável aprovarem um curso privado de Medicina quando não permitem entrada na Especialidade de número elevado de Médicos que concluem o Ano de Formação Geral!
José M. Ridículo
Ana A. Não é coerente abrirem o curso de medicina privado numa altura em que todos os estudantes da área estão a lutar contra a falta de especialidade. São recorrentes as queixas dos hospitais relativamente à falta de médicos, principalmente agora numa altura em que os profissionais de saúde sao essenciais, e nunca nada fizeram para o mudar. Há anos que a católica luta para abrir um curso de medicina privado, mas para tal acontecer têm de ouvir os estudantes primeiro que batalham durante 6 anos para conseguir uma especialidade e um bom futuro. É triste imaginar que daqui a uns anos estes alunos têm de ir para outro país tirar a especialidade, visto que o seu próprio país não lhes garante uma estabilidade profissional. Claro que isto envolve política e principalmente a parte económica, porque não existem dúvidas que o curso de medicina privado vai ser uma fonte monetária gigantesca ( o curso mais caro do país muito provavelmente). Ouçam os estudantes e permitam-nos seguir os nossos sonhos.
Daniela G. O problema está na falta de vagas de especialidade! Como podemos confiar num médico que entrou para a faculdade com média de 15? Vamos ter de começar a perguntar o local de formação antes de entrar num gabinete? Ridículo!
André S. É impensável um curso destes, onde vidas estão claramente em jogo ser feito numa privada, pois por muito prestigiada que seia uma faculdade privada haverão sempre inflações, o que neste curso simplesmente não pode acontecer. Concluído o meu ponto, afirmo novamente ir contra a abertura de tal curso na universidade católica.
Mariana A. Medicina não é curso que se entre a pagar por tal, requer esforço, dedicação e ackma de tudo paixão, não $$$
Miriam T. Para que formar mais médicos indiferenciados?
Antonio M. Nao a formar mais médicos! O problema está na especialidade e não no número de médicos formados todos os anos! Incrível o que andam a fazer mesmo tendo os dados concretos à frente dos olhos!
Ana J. Aumentar o número de estudantes de medicina não resolverá a falta de médicos especialistas do país. Todos os anos são formados à volta de 3000 médicos para apenas 1800 vagas de especialidade, para as quais também concorrem estudantes formados no estrangeiro. Podem aumentar o número de estudantes o quanto quiserem, terão sempre o mesmo problema acrescido com uma formação rasca dos novos médicos por terem cada vez menos contacto 1 a 1 com os tutores e pacientes. Se querem resolver o problema, foquem-se numa maneira de aumentar o número de vagas de especialidade, como incentivar mais médicos para o SNS ou alargar o concurso de ESPECIALIDADE ao privado.
Fernando T. Queremos médicos formados com competência, e não por extrato social.
António c. E o cúmulo da vergonha dos políticos.
Gustavo G. Chupar pila para ter notas...
Ana C. Aumentar o número de vagas em medicina não leva ao aumento do número de médicos. Com falta de médicos, deve-se aumentar o número de vagas na especialidade.
Joao A. Não faz qualquer sentido medicina numa universidade privada. Por a minha vida num médico que pagou para ser médico
Mafalda S. Pelo futuro do SNS

Assinaram a petição
9 207 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição