Pela não abertura do curso de Medicina na Universidade Católica

Para: Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES); Excelentíssimo ministro Manuel Heitor

Esta petição tem como objetivo a NÃO abertura do curso de Medicina na Universidade Católica.

Esta medida traduz-se numa grande indignação que assenta no boçalidade com que a questão foi tratada por parte do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em colaboração com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O próprio bastónario do Médicos já tinha exclamado que o ministro "foi pressionar de forma brutal a sua própria agência, a A3ES, para que esta aprove os novos cursos de medicina. E isto não está bem", sublinhou, acrescentando: "O ministro sabia que as escolas médicas não têm mais capacidade". O que este episódio sublinha é a falta de qualificação do próprio ministro, assim como, a posição acrítica e supérflua da A3ES, servindo, unicamente, o seu próprio interesse e o interesse da Universidade Católica, desprezando por completo o interesse dos estudantes de medicina que todos os anos são atormentados e martirizados com a falta de vagas no acesso à especialidade.
Pedimos então a revogação desta medida, assim como, esperamos que, no futuro, o próprio governo seja sensato ao procurar reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e esta questão deixe de ser tratada com o ministro do ensino superior e passe a ser abordado pela ministra da Saúde, incorporando um reforço no número de vagas na formação especializada em simultâneo com medidas de apoio aos profissionais de saúde na integração e permanência no SNS, como já foi referido pelo bastónario da Ordem dos Médicos.

Esta petição foi criada em 02 setembro 2020
9 207 Pessoas