Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela não abertura do curso de Medicina na Universidade Católica, para Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES); Excelentíssimo ministro Manuel Heitor

Nome Comentário
Emilia F. Abrir mais cursos de medicina equivale a preparar os nosdos jovens mais brilhantes e trabalhadores para emigrarem
Ana R. medicina no privado é algo insustentável, uma vez que, todos nós sabemos que vai para o privado quem tem dinheiro. A saude nao está à venda!
Silvia f. É surreal Até em relação aos outros alunos que deram tudo e agirá uma universidade que vai dar muitas facilidades a todos pelo menos aos meninos ricos cujos os pais devem só ter cunhas ??
Diogo R. Ridículo!
João V. Um retrocesso massivo na formação médica e acesso às especialidades médicas no nosso país, reinando o dinheiro sobre o mérito académico.
Beatriz G. Sou uma pessoa de classe média que se esfalfou durante 3 anos para conseguir resultados internos e em exames nacionais de alta exigência. Trabalhei muito para poder entrar num curso e conseguir seguir o meu sonho e pagamento não seria sequer uma possibilidade. Cada vez mais é notável a presença de hierarquias a nível financeiro e a abertura deste curso só vem provar que tenho razão. Não tem lógica e é de uma tremenda injustiça abrirem o curso de Medicina e fazer com que apenas pessoal que classe alta consigam ter acesso ao mesmo. Vergonhoso
Fernando B. A medicina não pode ser privatizada e privilégio dos mais ricos
Carlos C. Vergonhoso
Luís M. Uma vergonha. Só para os filhos de quem paga mais. O mérito é nenhum.
João T. Já se estão a formar demasiados médicos no país. Mais vagas nas universidades não resolve a falta de vagas de especialidade. Nem as más condições de trabalho.
Fernando P. Os cursos de saúde deveriam não ser tratados politicamente desta forma. Quem dá garantias da qualidade de um curso de medicina que vai ser preenchido por alunos com poder económico, ou seja cursos de medicina à moda do Brasil.
Ricardo R. .
Sara V. O acesso ao curso de Medicina é um percurso complicado com muito poucas vagas comparativamente ao número de interessados. No entanto, a quantidade de alunos que ocupam essas vagas sem ter verdadeiramente interesse e vocação para serem bons profissionais médicos é também exurbitante. Acredito que a medida a tomar para uma maior justiça no acesso ao ensino superior passa por mudar os próprios requerimentos de entrada, que neste momento apenas se baseiam em capacidades teóricas e não em capacidades humanas, sendo que abrir mais vagas para acesso ao ensino de Medicina não irá fazer que com sejam formados melhores médicos. Além disso, se não forem abertas vagas para acesso à especialidade que vão de encontro às que vão ser abertas para acesso ao curso, esses médicos não irão completar a sua formação, continuando a haver falta de médicos em Portugal. Na verdade não me oponho à abertura do novo curso de Medicina, se forem tomadas medidas para colmatar os problemas que esta medida vem agravar. Caso contrário, se são incapazes de resolver os problemas que existem atualmente, mais vale não tomar medidas que os vão piorar ainda mais.
Fernanda P. Não existindo vagas para a especialidade dos alunos do ensino publico, porquê criar mais vagas se não resolvem o problema dos que estão neste momento das universidades publicas?!
Tania S. A abertura do curso de medicina numa universidade pública é um ultraje para toda a população. Dinheiro nunca pode sobrepor se a saúde.
Patrícia N. Só serve para gastar milhares a formar médicos que não vão ter a oportunidade de o ser
Matilde O. OM66955
Ricardo G. Não gozem cmg
Amanda P. Pagar altas propinas não os fará bons médicos! Criem uma faculdade pública nova com medias menores
Ana G. Todos nós sabemos que não é por abrir mais vagas de Medicina em Portugal que vamos diminuir a falta de médicos ESPECIALISTAS. Pelo contrário, apenas aumentará o número de médicos indeferenciados que terão de emigrar após completarem a sua formação cá.

Assinaram a petição
9 207 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição