Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Direito ao acompanhamento da grávida nas consultas, procedimentos e no parto, para Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro Ministro, Ministra da Saúde, DGS, SNS, CMIN

Nome Comentário
Hugo P. Não posso deixar de assinar esta petição. Qual é a racionalidade que suporta este impedimento? Uma grávida precisa de apoio, um pai também tem o direito de acompanhar o desenvolvimento do feto que vai gerar o seu filho. Não admito que o Estado possa impedir pais de estarem presentes na hora do nascimento dos seus filhos. Já chega de desumanização.
Carina G. o direito do pai assistir ao momento mais mágico da vida humana deve prevalecer. Testem os pais, ou façam-nos vestir equipamento de protecção extrema, mas deixem assistir.
Joana F. É completamente inaceitável e desumana está situação. Assinada 10 000x se pudesse!
Cláudia L. Acho injusto uma grávida (falo por mim que sou grávida, assim como por todas as grávidas atualmente), que numa fase tão delicada como esta em que precisam do maior apoio possível quer do marido, quer da família, etc não possa ter acompanhamento de uma única pessoa. Como grávida sinto-me desvalorizada pela situação em que estou pois o meu marido nem deixam me acompanhar numa consulta. Acho isso absurdo, porque sinto a necessidade de ter o apoio e nem isso deixam.
Lúcia M. Com todos os cuidados. Mas é só mais 1 pessoa que tem todo o direito de estar E pode nunca mais ter opurtunidade..se os enfermeiros podem e os médicos e só mais 1 fato descartável...
Elisa C. Durante uns tempos não se sabia bem o que era o covid e com o que se estava a lidar, mas agora que já se sabe bem o que é e como evitar transmissão, já chega de não fazer valer direitos das mulheres, pais/companheiros/as e do bebé, há que criar condições para que possam estar todos juntos num momento tão especial
Ana S. Considero que a presença de acompanhante no parto é fundamental e é imprescindível assegurar esse direito. Pelo contrário, a presença nas consultas, parece-me nesta fase dispensável, uma vez é preferível ter zonas de espera nos hospitais e clínicas menos sobrecarregadas de pessoas.
Maria S. Os pais tem dever de acompanhar todo o processo, exames etc..dos seus filhos.
Ana C. Inaceitável esta situação do pai não acompanhar o processo do próprio filho(a). Só desejo que isto m
Isabel C. Inadmissivel em alguns hospitais existirem direitos e noutros nao!
Helena G. è uma Fase muito Especial onde a grávida vive um misto de Emoções e não deve de ter que passar por tudo sozinha.
Maria G. Se podemos ter num gabinete o médico, o estagiário e a enfermeira, porque é que o pai não tem esse direito?
Isabel F. Não haver acompanhamento de uma gestante? Mas em que século estamos. Não sabem gerir as unidades de forma a proteger quem necessita de consulta?
Paulo T. Sem comentários é evidente, não é normal que uma grávida tenha de ir sozinha a uma consulta
Ana M. Já redigi uma reclamação para uma clínica privada, onde, apesar de o serviço supostamente ser diferenciado, estas regras também se aplicavam. Esta situação não pode acontecer nem no privado, nem no público.
Lúcia V. Então porque temos de dar á luz sem a pessoa com quem sonhamos realizar este sonho de ser mãe Não tem cabimento sequer Isso do COVID na minha opinião dão só tretas para poderem cortar nos gastos e pronto
Diana V. Em especial saber que tenho que ir e ficar sozinha no hospital nos dias mais importantes da minha bebé! Se não sempre, pelo menos alguma consultas e pós parto deveria ser permitida a presença do pai.
Ines F. Acho absurdo poder haver festas políticas e toda gente andar na escola.e em transportes públicos, mas uma mãe não poder ter 1 acompanhante durante o parto e grande parte do internamento.
Cátia M. .
Catarina F. É inaceitável privar os cônjuges/irmãos ou outra pessoa portanto para a gestante de acompanhar a gravidez e/ou parto. São momentos únicos, não podem ser reagendados! Não pode valer tudo nesta cultura do pânico pelo COVID. A tal da proporcionalidade das medidas, está longe de ser aplicada.

Assinaram a petição
9 369 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição