Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Direito ao acompanhamento da grávida nas consultas, procedimentos e no parto, para Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro Ministro, Ministra da Saúde, DGS, SNS, CMIN

Nome Comentário
Maria C. Se é possível o regresso às aulas, com as medidas divulgadas, se é possível a realização de eventos culturais, porque é necessário retomar a vida normal. Então, porque razão o pai não pode assistir a consulta, com as medidas de proteção definidas, e assistir ao parto mesmo que seja necessário a realização prévia do teste?
Ligia m. Claro q o pai ou companheiro tem que acompanhar bar a grávida!!
Emanuel M. Subscrevo a petição.
Lucas Os pais vivem juntos, porque não pode acompanhar nesse momento único?
Patricia N. É inadmissível que não me possa fazer acompanhar com a pessoa que vive, dorme comigo e que teve parte activa na formação desse ser, num momento tão delicado para a mulher e tão importante para a família. É um direito, está na constituição e não há motivo justificativo para ser negado. Vergonhoso que a DGS não tenha em consideração as grávidas deste país. Posso ir ao shopping com o meu marido, jantar fora com o meu marido, ir ao avante e à feira do livro com o meu marido, mas vá-se lá entender, no que toca à gravidez e ao nosso filho são me negados os direitos básicos.
Ana P. Não falando na grávida que tem que fazer e passar por tudo sozinha. Se o casal vive em comunhão e união, Covid não é desculpa ou impedimento. Se um tiver o outro por sua vez também tem e é desumano a grávida passar por tudo sozinha e o pai/companheiro não poder estar presente e a par de qualquer imprevisto que possa ocorrer.
Ana M. Nao faz sentido privar o pai e mãe de viverem esta experiência única a dois e ao mesmo tempo deixarem haver festivais com milhares de pessoas. Num hospital ou num consultório em ambiente controlado não é uma pessoa que irá contaminar o que for até porque médicos e enfermeiros correm o mesmo risco de infetarem alguém sem saberem.
Cândido M. A maioria dos consultórios têm 20m2! Com utilização de máscara e lugar predestinado, sentado, para o pai, não trás risco.
Ana F. Direito ao acompanhamento da grávida nas consultas, procedimentos e no parto nos Hospitais Públicos. Em Braga não deixam entrar os pais nem para ver as ecografias.
Ema L. Juntos temos que ser mais fortes!! Eu tive que parir sozinha em abril de 2020??????
Susana C. Concordo
Susana B. É um direito, é não está a ser respeitado
Carla A. Queremos os nossos direitos , parece que fomos esquecidas ????
Sandra V. Contributo para o início de vida digno e respeito pelas necessidades de uma mulher, numa fase muito frágil. O acompanhante é um pilar neste momento, facilita todo o processo e contribui para um parto menos interventivo.
Ana r. é triste o pai não poder acompar no crescimento do seu filho, é uma injustiça de todo tamanho. Não concordo plenamente com esta situação
Maria D. Grávida do 3o filho.... É muito triste parir sozinha! As pessoas são testadas à entrada no hospital pelo que não faz sentido o pai não poder estar com um teste negativo
Ivo c. Axo injusto viver com a minha mulher e não poder estar presente na ecografia que é um momento muito importante para anbos.
Paula S. Acho muito bem que as grávidas tenham acompanhamento do marido ou 1 familiar.
Joana A. Quando uma pessoa precisa mais de apoio, é quando lhe é barrado até o da família...mas para ter assistentes nas consultas não há qualquer problema, um pai que é essencial ir a consultas, ecografias não pode entrar, mas os ajuntamentos sociais até 5 pessoas, as festas políticas, sim são permitidas... Isto é vergonhoso. As mães estão com os pais todos os dias, é a estes ficam narradas as entradas ficando à porta até que a companheira saia. Vergonhoso
Sílvia S. Ok

Assinaram a petição
9 369 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição