Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição "Respeitar o compromisso de duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatória"., para Professores, Alunos, Pais e Encarregados de Educação

Nome Comentário
Victor N. Respeitar os compromissos com a UE e o princípio do multilinguismo
Cília L. Todos são livres para escolherem as línguas estrangeiras que mais lhes servem na vida futura.
Olga S. URGENTE
Claudia G. Na Era em que o mundo é cada vez mais uma aldeia, o conhecimento de mais do que uma língua faz toda a diferença.
Jorge C. Retirar a segunda LE do currículo é um retrocesso sem precedentes no ensino das línguas e vai contra as ideias atuais em educação.
Jheniffer C. Penso que ter duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatória é um bem precioso que não se deve acabar. Para o enriquecimento individual do aluno e consequentemente da sociedade. Formar pessoas cultas, pessoas falantes de línguas.
Maria T. Seria uma catástrofe!! Mais uma vez ficaríamos na cauda do que se faz a nível das políticas educativas da EE.
Sonia P. Se não foss pelas línguas que falo estaria no desemprego
Lídia G. num mundo global, é imprescindível poder comunicar.
Pedro P. Desde o tempo do fascismo que se aprendem duas Línguas Estrangeiras. Mais outro retrocesso civilizacional e outra tentativa de limitar aos cidadãos o acesso à cultura em nome do défice?
Maria R. Nos demais países da Europa é obrigatório aprender duas línguas estrangeiras no mínimo, em Portugal, país dos "espertos" basta uma pois os portugueses quando emigram continuam a ser os limpadores dos caixotes do lixo da Europa e da América do Norte tal como dizia Frei Fernando Ventura.
Maria M. Esta política tem algum sentido? Voltámos ao século passado?
Ângela C. Para a preparação futura dos nossos filhos, uma 2ª língua estrangeira, o Francês, é deveras importante.
Paula C. Os nossos filhos é que ficam prejudicados, há que haver o mínimo de respeito, na escolaridade obrigatório sempre houve duas linguas!!
Carlos C. Mais um passo atrás?
Isabel B. Num mundo cada vez mais global e numa estrutura social, laboral e económica que se caracteriza hoje pela mobilidade, não faz sentido restringir meios de comunicação preciosos, como são duas línguas vivas, além da materna.
Maria C. A confirmar-se, significará falta de visão, atavismo e retrocesso do qual não me orgulharei.
Ana C. Se passar a haver só uma língua obrigatória, que, supostamente, será o Inglês, o Francês vai ficar ainda mais extinto.
Brígida B. O Ensino de duas Línguas Estrangeiras ou mais é fundamental para um ensino de qualidade, para preparar os alunos para um futuro melhor e quem sabe ter bases para os mesmos trabalharem no Estrangeiro.
Isabel S. Cada vez temos jovens mais ignorantes!!

Assinaram a petição
6 674 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição