Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição "Respeitar o compromisso de duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatória"., para Professores, Alunos, Pais e Encarregados de Educação

Nome Comentário
Maria M. Apesar de professora não sou de línguas, pelo que não sou parte interessada.
Cristina G. nem no tempo do fascismo o Portugal tinha só uma língua estrangeira no ensino obrigatório...
Connie H. falar línguas estrangeiras abre o mundo e melhora as possibilidades de encontrar trabalho
Casimiro A. As l
ana n. Fui pioneira do antigo curso unificado. Só tive uma língua estrangeira. Foi bastante redutor e incapacitante. Na faculdade precisei de ler livros em Inlês (a minha 2ª língua era francês) Impossível! Os meus pais, felizmente, puderam pagar-me um instituto particular onde pude desenvolver o Inglês...
Sónia M. A falta de respeito,neste caso,pelos alunos e pelas suas aprendizagens tem de ser travada!
Maria F. Falo 4 línguas. Sei as portas que isso toda a vida me abriu.
Filomena C. Entendo que o ensino de pelo menos duas línguas é o mínimo exigível para se obter as habilitações necessárias para qualquer tipo de emprego.
Maria L. Um cidadão europeu precisa de duas línguas estrangeiras para ter acesso aos seus direitos
Maria M. Este país é uma vegonha!!! Vamos de mal a pior...
Véronique F. Ver Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - Portugal faz parte da U. E. e da Europa. A L.E. II deveria ter três tempos letivos semanais obrigatórios para todos os anos, do 5º até ao 12º anos.
Mika P. Creio que um melhor conhecimento das línguas estrangeiras é muito importante para os portugueses. As línguas abrem portas para um melhor futuro - por favor, que o Governo Português não feche estas portas num momento crítico para Portugal!
Hurrydeo B. Uma competência plurilingue é muito importante hoje em dia.
Dárida P. Acho que é imperativo que se mantenham as duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatória.
Sofia L. Façam a economia nos luxos dos gabinetes, serviço de motorista, cartões de crédito e nas inúmaras fundações que não servem para coisa nenhuma! isso sim, era ter garra e estar ao serviço da nação.
Alice S. Hoje o mundo é "quase" de todos. É essencial dominar algumas línguas para fazer face à globalização.
Christine R. O factor Moda e Facilidade fizeram com que o francês foi substituido pelo espanhol, mas devía continuar a ser ensinado em Portugal devido ao facto que continua a ser uma língua diplomática e de comunicação entre a imigração portuguesa em França e o país de origem.
Maria F. acabar com a aprendizagem de 2 línguas estrangeiras seria um retrocesso civilizacional, uma discrepância com a Europa, e um sinal de um ensino bem pouco exigente!
Maria C. "Aquele que não conhece línguas estrangeiras não sabe nada da sua", dizia Goethe. "Na vida da mente, como na da política, o isolacionismo e a arrogância nacionalista são o caminho para a ruína brutal", diz George Steiner, que sabe bem do que fala.
Isabel T. Não aprender na escola uma segunda língua estrangeira é hipotecar o futuro das novas gerações.

Assinaram a petição
6 674 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição