Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Em Defesa do Exercício da Profissão de Engenheiro, para Exmo. Senhor Presidente da República

Nome Comentário
António N. Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros n.º 21731 Colégio Civil.
Antonio M. Em nome da defesa tambem dos ATAE , Agentes Técnicos De Arquitetura e Eng.
Luís S. Tenham respeito por uma classe que trabalha para o desenvolvimento do Pais, sem vaidades, nem interesses.
Pedro M. não são apenas os Eng.Civis que são desvirtuados nas políticas actuais.têm o meu apoio.
Ana T. Considero que a legislação em causa mais do que prejudicar a profissão da engenharia colocam em causa o interesse público
Tiago S. Espero que seja declarada a inconstitucionalidade dos decretos.
Paulo P. Concordo e apoio...
Losé A. Aprovar a Lei, significa por em causa atividade de engenheiros que que há dezenas de anos exercem a sua profissão e atividade, com provas de capacidade e conhecimentos.
Alexandre d. Concordo em absoluto com o teor da presente petição em defesa da classe, da transparência na regulação da actividade e do interresse publico e desenvolvimento do País.
Luís S. Concordo plenamente com a petição
Antonio M. sem comentários
Lino M. Como é que é possível que não engenheiros possam 'assinar' atos de engenharia.
Joaquim S. A césar o que é de César
Nuno R. Em Defesa do Exercício da Profissão de Engenheiro
ArturLuis S. Até posso concordar que a arquitetura seja para os arquitetos, para determinadas tipologias e volumes de obras. Mas estes"artistas" dos espaços, são uns zeros em termos de obra (quando aparecem) e quando existem problemas quem resolve é a engenharia. Se convidamos esses artistas a colocarem as alterações que pretendem e que requerem alguns cálculos, no livro de obra, fogem como o diabo da cruz. Falta-lhes gabarito no cálculo e na liderança/ gestão de obras para poderem ser comparáveis aos engenheiros no seu dia a dia. Penso que só a politica tem suportado a Ord dos Arq, pode explicar a falta genérica de gabarito desses profissionais na parte da engenharia e que nós vemos sentimos no nosso dia a dia, Os donos das obras também sabem disso.Leiam o que o próprio Arq Siza Vieira fala sobre a pouca preparação dos arq na gestão de obras. Cada macaco no seu galho.
Manuel G. -Antes de ser Eng Civil, fui ATAE. -Eu defendo a Engenharia para o Engº e a Arquitetura para o Arquiteto. -O reconhecimento dos "Direitos Adquiridos" para aqueles que sempre trabalharam na área do projeto, seria um ato de justiça. - O direito à arquitetura, é controverso e merece uma discussão profunda, por uma razão simples: há projetos de arquitetura, projetos de legalização de obras (cumprem apenas procedimentos legais) e projetos de arquitetura de relevância insignificante. O que me repugna e considero ser inaceitável e intolerável, é o facto de atribuírem aos arquitetos competências na área da Engenharia Civil, sem habilitaçoes nem conhecimentos para o efeito - a estes atribuem-se competências por decreto e depois a OA introduz as disciplinas necessárias no curso de arquitetura.
Luís M. Cumpro o dever de cidadania
Bernardo D. Exerço a profissão de Engenheiro há 48 anos e considero esta petição oportuna visto procurar repor, de forma correcta, o enquadramento legal para o exercício da profissão de Engenheiro.
Maria G. Inadmissível. Orgulho-me de ter feito projectos de arquitectura da maior qualidade. E agora, após 20 anos de Obra feita fico, incapaz?
Vítor R. Quem legisla não faz a mínima ideia do que é ser Engenheiro e das responsabilidades inerentes ao exercício da profissão.

Assinaram a petição
7 450 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição