Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!, para Assembleia da República

NomeComentário
Leandro B.Que no futuro haja uma leitura e escrita correcta.
Vasco G.Basta de "baixar" as calças aos brasileiros... quem fala português são eles, eles é que tem que adoptar o que for decidido na pátria-mãe, onde língua portuguesa foi "inventada".
Francisco S.Por amor Camoes e Pessoa entre outros. Tal como Gil Vicente. E ha mais, muito mais.
Dalila S.Assino
Augusto S.Somos os donos da língua portuguesa nenhum outro pais pode propor alteração à língua mãe de pais
António S.Este "Acordo" ortográfico é uma perfeita aberração dominada pelo Brasiu,Dis-se e escreve-se assim (?)
Rui R.Temos de ser Portuguêses
João C.Vergonhoso!
Virgílio P.Não se utiliza a língua com valore de troca, mas para troca de valores
Maria O.Urge acabar com este pesadelo rotulado de "acordo" ortográfico. Um tristíssimo "acordo" que só está a ser aplicado em Portugal, e que não pode, de modo algum, contribuir para a evolução da Língua Portuguesa. Esta evolução não se processa por decreto (neste caso, até há, apenas, uma "Resolução do Conselho de Ministros"...), somos nós que a fazemos, obviamente. Em Portugal, há uma forte oposição a este insulto à Língua Portuguesa. Que esta oposição possa acabar com tal retrocesso, no REFERENDO que se impõe!
Artur P.Eu, que ainda tive a Felicidade de estudar dois anos de Latim no final do ensino liceal, em 1972.73 e em 1973-74, de ter tido dois excelentes e inolvidáveis Professores de Latim, ambos Padres, e de ter conseguido Notas de 15 Valores em Latim, não posso deixar de me horrorizar com as Atrocidades criminosas que se cometeram com a ortografia do Português europeu, que, até então, se guiava pela Etimologia! O Português do Brasil e a sua ortografia, fundamentada na Fonética, têm todo o direito de existir! Mas o nosso Português europeu, escrito e falado, há oito séculos, neste "Jardim da Europa à beira-mar plantado", tem também todo o Direito de existir, baseando todo seu léxico e a sua Ortografia na Etimologia latina! Abaixo o novo acordo ortográfico! Artur Luiz Ferreira Alves Pinto - Tradutor - sócio Nr. 67 da APT - em 3 de Julho de 2015
MANUEL L.Inteiramente de acordo
António F.Algumas alterações fazem sentido mas, muitas são absurdas
António S.Anular o acordo ortográfico já.
José H.O ACORDO ORTOGRÁFICO É INSUPORTÁVEL
Isabel S.Quero continuar e escrever "acta" e não "ata", entre outras palavras.Este novo acordo não tem qualquer sentido.
Tiago D.Portugal Sempre!
maria r.A língua é como a alma de um povo não se troca nem se vende.
Rui F.Há que acabar com este sem sentido nenhum...
Domaria A.Sou portuguesa e quero continuar a se-lo de facto... E não apenas por usar fato.

Assinaram a petição
7 237 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição