Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!

Para: Assembleia da República

Exigimos um Referendo sobre a adopção do Acordo Ortográfico!

Exigimos o Nosso direito de nos pronunciarmos sobre a Nossa Língua!



A Língua é a nossa pátria. Figuras como o Padre António Vieira e Fernando Pessoa defendiam esta concepção.
A nossa Língua pertence-nos, a todos Nós, cidadãos portugueses, e não a uma deliberação governamental. E a Nós compete-nos cuidar dela.

O argumento de uniformização linguística entre Portugal, o Brasil e os PALOP, utilizado para corroborar o mais recente acordo ortográfico, não é absoluto. A Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América usam diferentes variantes do inglês e isso não impede nem prejudica os intercâmbios culturais, científicos, económicos e outros. Os ingleses têm um respeito à sua língua porque sabem que nela se encontra uma parcela fulcral da sua identidade, recusando-se por isso a escrever "colour" sem "u". Aos portugueses tentam impor que escrevamos "acto" sem "c". Porque havemos de aceitar? Pior, porque temos nós de escrever "activo" sem "c" se «esta mudança não se vai aplicar no Brasil»? (in Expresso, Caderno Principal, 26 de Junho de 2010, p. 2.)

A Nossa Língua é parte da Nossa identidade.

Exigimos um Referendo sobre se a adopção do Acordo Ortográfico deve ser levada a cabo ou se deve ser anulado o Acordo.

É necessário que todos os portugueses que discordem do novo Acordo Ortográfico subscrevam esta petição para que possamos entregá-la na Assembleia da República, de modo a ser requerido um Referendo vinculativo para que Todos os Portugueses se possam pronunciar quanto ao Acordo Ortográfico.


A Nossa Língua é de todos Nós! Todos Nós temos de ser ouvidos!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
7.234 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.