Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!, para Assembleia da República

Nome Comentário
Nicolau V. NÃO ao DESVIRTUAR da LÍNGUA DE CAMÕES !!!
Manoel O. Não á descarectização da lingua portuguesa. Evitar o caos linguistico.
Francisco G. Devemos poder dizer NÃO!!!
Fernando A. Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa
MARIA P. SEM COMÉNTÁRIOS.
Marco T. Concordo com o Referendo para o acordo ortográfico.
Jorge G. Há que ter orgulho na língua de «Camões». Não podemos andar atrás de ignorantes que a desvirtuam a seu belo prazer, somente para agradar a um qualquer negócio. Sou português e tenho muito orgulho de o ser. Senhores «políticos» tenham-no também.
Hermenegildo G. Só aceito uma maneira de escrever e de interpretar CORRECTAMENTE a língua que me ajudou a conhecer-me melhor. Nunca abdicarei de escrever como me ensinaram e para tal tanto me dediquei. A lusofonia deve respeito à língua mãe, salvaguardando o devido respeito por qualquer "dialecto" ou "vernáculo" associado à "língua portuguesa"
Maria P. Exijo a reposição do acordo ortográfico português de Portugal
José G. 969211623
Maria F. Não concordo com o novo acordo ortográfico porque toda a minha vida aprendi com o BOM Português. Precisaria de voltar á escola primária com 62 anos de idade. VERGONHOSO.
Maria M. Qual acordo?? se não foi ratificado por nenhum dos PALOP nem pelo Brasil? Apenas Portugal foi a correr mudar os Livros Escolares e obrigar os alunos a escrever asneiradas!! Não hà paciência! NUNCA escreverei dessa forma e não compro jornais nem revistas que dizem: "escrito ao abrigo do acordo"
Fernando S. Concordo plenamente a 100%.
Pedro L. A tentativa de uniformizar o uso do Português entre falantes de países tão diversos e tão distantes entre si, faz tanto sentido como tentar apanhar o vento à mão, pois como é óbvio a língua é de quem a fala, e em cada instante que passa o Português falado em Portugal vai se afastando das variantes Brasileira, Africana e Asiática, pois a tendência natural será o nascimento de novas línguas derivadas do Português da Metrópole. Querer contrariar esta tendência irreversível e incontrolável com o abastardamento do Português Europeu não passa de uma iniciativa tola, vã e própria de políticos analfabetos. Vale mais mudar o nome do idioma que se fala nos outros países, pois não tenho nenhum problema em conviver com falantes de "Brasileiro", "PALOPês", etc., desde que não me imponham mudar a forma de falar da minha língua materna. Afinal de contas o Neerlandês que se fala na Holanda chama-se "Holandês", a variante que se fala na Flandres chama-se "Flamengo", na África do Sul deram-lhe o nome de "Afrikaans", e apesar das diferenças locais, toda a gente se entende entre si. Já o Inglês tem mais de uma dúzia de variantes e não vejo nenhum político Inglês a bradar por um "acordo ortográfico".
victor a. Não ao AO !
José T. Sem duvida contra este " Desacordo Ortográfico".
Filipe R. Queremos decidir!
Catarina A. Nunca concordei com o novo Acordo Ortográfico. Como professora de Português sempre defendi que havia o brasileiro e o português, embora a raiz fosse comum. Quem colonizou quem???? Vamos começar a escrever à brasileira? Meu querido Camões........
Manuel F. Obviamente sou contra, pois adulterar a origem da língua significa perder a identidade que ela representa! Para além disso, não entendo a razão de ser a língua mãe a ter que mudar e não aquelas que dela derivaram...
António M. Até que enfim. Vou notificar todos os meus contactos desta iniciativa.

Assinaram a petição
7 237 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição