Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pelo fim da Violência Obstétrica nos blocos de parto dos hospitais portugueses, para Todas as mulheres ou famílias que se tenham sentido alvo de abuso ou desrespeito durante um parto; Profissionais da Obstetrícia que não se revejam nas práticas abusivas perpetradas pelos seus colegas.

NomeComentário
Sandra R.JÁ CHEGA DE NEGLIGÊNCIA!!!!
Luis F.Já vem tarde !
Luís A.Como pode um profissinal desejar não ter trabalho e mesmo assim ter emprego?
Andreia p.Assino porque sou da opinião que a relação médico paciente deve ser baseada na ideia de parceria em que o saber de cada um é essencial para uma maior eficácia das intervenções e tratamentos. A ideia muito instituída em Portugal de que o médico sabe tudo e não dá nenhuma credibilidade ao saber e à vontade dos pacientes cria negligência, erros de diagnóstico violência e desumanidade.
Henrique M.Plenamente de acordo. A minha mulher também sofreu essa violência psicológica antes do parto, foi deixada sozinha a gemer e já com a criança a querer nascer ainda lhe disseram: Ainda está no principio e já está assim a desesperar" e continuou sozinha à espera até vir um médico.
Maria R.Deixem a natureza actuar e intervenham apenas quando estritamente necessário.
fernando d.se os profissionais de saude sabem reclamar por tudo e por nada , vamos educa/los a terem boas maneiras.
conceicao g. Pelo respeito ao útero materno, colo sagrado que acolhe cada um de nós até ao momento do nascimento. Pelo respeito e honra que toda a mulher deve ter nesse momento tão especial. Srs médicos, enfermeiros, e todos que auxiliam nesse trabalho, pensem que todos e cada um de nós já viveu igual momento, a mulher é o veículo que acolhe cada ser até ao momento do nascimento, por tal ao invés de humilhar e maltratar, transmitam amor carinho e compreensão nesse momento difícil e divino. Respeitem a cada nova mãe, como se da v/ própria mãe se tratasse. Cada nova vida é um milagre da vida que deve ser celebrado, com gratidão e amor ao próximo
Cristina G.Concordo porque também passei por uma experiência traumatizante
Helena F.Concordo com a petição, porque as mulheres nessas situações são expostas a situações sobre as quais não têm qualquer controlo. Não concordo com o limite de pessoas (familiares da mulher) que podem estar na sala de parto e depois surgem estranhos a assistir sem qualquer autorização da mulher. Se fizessem exames à próstata com assistência de estranhos, alguns desses "estranhos" clínicos seriam contra. Que tal perguntar à mulher se podem assistir ao parto?
Rui P.Infelizmente derivado a esta situação, quase que perdia a minha esposa que esteve cerca de 4 horas na sala, perdeu muito sangue e teve de levar mais de 90 pontos.
IVO R.VERDADE SOU PAI E FOI OBRIGADO A DEIXAR O MEU FILHO POR FALTA DE ASSISTENCIA PÓS PARTO ,QUE A MULHER ENTROU EM DREPEÇÃO E NINGUÉM APOIAVA SO RECLAMAVA E OBRIGARAM A DEIXAR O MEU FILHO SEM OS PAIS ACOMPANHAR , NÃO FOI PRESTADO AUXILIO NENHUM PÓS PARTO
Teresa D.Estou de acordo com o teor da petição, lpois passei a pele o que jamais pensei que poderia acontecer. Desde o ameaçarem-me que me tirávam o oxigénio até o médico que apareceu passado 3 horas depois, me querer cozer uns rasgos vaginais sem anestesia e, por reclamar, me atirou com as luvas para cima de mim e foi-se embora deixando-me na situação de ser eu a tratar de mim mesma.
José G.A violência nos hospitais não se verifica apenas na obstetrícia, mas em muitos outros casos, nomeadamente nos casos em que os doentes têm consulta para as 09h00 da manhã e são atendidos da parte da tarde.
Nuno S.por fim a violencia Obstétrica nos blocos de parto
Ivone N.Desejo que se respeitem os mais vulneráveis.
Anabela C.Momento mais importante de uma mulher e da humanidade e que às vezes é um inferno.
sergio r.Infelizmente, existem partos que correm menos bem, é preciso haver estudos de sociologia e até de assistentes sociais sobre o que correu mal, no passado para criar normas deontológicas e legais, pois as vitimas estão bastante frageis para poderem reclamar em tempo util.
delfim f.concordo
Nuno G.Parabéns pela iniciativa. Tenho 2 filhos e, em ambos os casos, também ouvimos e sentimos coisas inaceitáveis por parte das equipas obstétricas no hospital SFXavier.

Assinaram a petição
9 803 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição