Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela não abertura do curso de Medicina na Universidade Católica, para Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES); Excelentíssimo ministro Manuel Heitor

NomeComentário
João S.É muito injusto..
Diogo N.Não precisamos de mais cursos de medicina e sim de mais vagas para a especialização
José M.Com esta esta abertura de curso vamos abrir precedentes a que deixemos de ter ensino/curso de qualidade.
Domingos M.Ocurso na Catõlica vai deixar os colégios em desespero. E vai ser um curso para os meninos ricos entrarem para um curso, onde, náo sua maioria não tinham hipótese de lá chegar. Vamos ter médicos burros. E não resolve o verdadeiro problema:deveriam criar mais vagas para especialidades. Mais médicos indiferenciadosvai ser o resultado desta abertura. Por outro lado, um cocnlusão simples: Estes médicos vão comprar um curso por 84.000 EUR. Vão demorar 8 anos a recurperar esse dinheiro!.
Sandra F..
Margarida o.Nao acho correcto, uns ter que ter medias relativamente altas para entrar em medicina por concurso nacional que mais é, sem contar os que nao conseguem entrar muitas vezes com medias acima dos 16, e outros entrarem em medicina so porque podem pagar o curso
Leonor C.Inadmissível, ainda mais sem o aumento de vagas na especialidade
Juliana R.Uma vergonha! Uma área completamente desconhecida para a católica, onde apenas vai lucrar com as propinas astronômicas, e da isenção de impostos por parte dos estado. Parabéns por destruir o ensino em Portugal.
Paula M.Depois de tantos anos com a exigência máxima dos alunos que pretendiam cursar medicina, seria uma injustiça permitir que o curso seja possível alcançar a todos os que têm poder económico e financeiro. Sim, é isso em que se vai tornar: acessível a quem tiver dinheiro para financiar o curso de medicina aos filhos. Que escândalo!
Mário M.Sou peremptóriamente contra este tipo de "negócio" do ensino superior - visívelmente prejudicial para demasiados sectores - o qual, para além de desvirtuar os critérios de selecção no acesso (se uns foi por mérito, outros é porque podem pagar), reflectir-se-á numa baixa de salários, tornando a oferta superior às reais necessidades. Isto já acontece com os advogados, arquitectos, gestores, etc. Oxalá a Ordem dos Médicos impeça (mais) este negócio!
Ana R.Sou estudante de Medicina, vejo o meu futuro ameaçado pela falta de vagas para a especialidade e mesmo assim o governo português permite que uma faculdade privada (para a qual qualquer pessoa com 3000€ por ano para dar durante 6 anos se inscreve) abra uma quantidade absurda de vagas para estudantes que não têm o seu futuro certo, é inconsciente e maldoso para os que estão de fora, que não puderam completar o seu sonho ou que pior tiveram que abandonar o seu país para o realizar.
Antonio R.Sou contra a abertura de cursos de medicina em universidades privadas.
Maria B.As faculdades de medicina existentes já têm alunos a mais que a capacidade formativa hospitalar.
Joana M.Sou, atualmente, aluna de Medicina e penso que nos tempos que vivemos não há motivo para a criação de um novo curso de medicina. Atualmente os alunos de medicina encontram-se na incerteza de saber se há vaga para a formação específica, pelo que o essencial neste momento seria a criação de mais vagas para a formação específica , não o aumento do número de alunos formados que vão acabar, na minha perspectiva, sem uma saída profissional razoável.
João L.Não concordo....a Medicina é para os melhores alunos e não para quem tem dinheiro...
Catarina S.Decisão exclusivamente política, não tem em vista a melhoria da formação médica e o reforço do SNS, antes pelo contrário, apenas agrava os problemas existentes amplamente divulgados pela Ordem dia Médicos e pelos responsáveis pelas escolas médicas.
Inês S.Portugal possui médicos recém formados suficientes! O que é preciso é investir na formação especializada (ou seja, abertura de vagas para a formação de especialistas) e não aumentar o número de profissionais sem a formação necessária para tratar os portugueses.
Ricardo B.Haja respeito! ??# mérito!
Paulo B.Isto é para os bons, não para os medíocres que com dinheiro compram cursos....
Sofia B.Tendo em conta o número crescente de médicos sem especialidade, sem vaga para o internato médico, não faz sentido existirem mais vagas públicas ou privadas para o curso de medicina.

Assinaram a petição
9 207 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição