Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Direito ao acompanhamento da grávida nas consultas, procedimentos e no parto, para Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro Ministro, Ministra da Saúde, DGS, SNS, CMIN

NomeComentário
Andreia S.concordo
sonia c.-
Diana e.As gravidas deviam de ter direito sim ao acompanhamento do pai da criança pois a gravidez tem de ser dividida pelo casal, e uma emoção em conjunto
Catarina S.Acho inaceitável nao deixaram os pais assistirem as ecos nem aos partos. Como primeiro filho que vou ter é triste o pai nao poder ouvir sequer o coração a bater. E uma sensação que nao da para explicar e o pai nao pode ver nem ouviro bebé.
Maria C.A favor de acompanhante durante a gravidez em qualquer exame e no parte e internamento
Sílvia C.Fui mãe dia 18 de Abril 2020 pela primeira vez, foi muito triste o meu marido não poder assistir ao parto, deixar de ir comigo a consultas e praticamente só viu o filho segundos depois de nascer, no caminho do bloco de partos para a enfermaria (puerpéria), enquanto me entregava a mala com a roupa.
Tiago S.Com tudo aquilo que o mundo está a passar, já nos foi tirada involuntáriamente a oportunidade de viver alguns dos bons momentos banais. O ser humano adapta-se, temos de tornar possível o acompanhamento e toda a assistência, para que não percamos este momento único de ver as nossas "pevides" nascer.
Gerhard P.Acho incrédulo que sejam permitidos eventos como o Avante, ou o concerto do Bruno Nogueira, onde o controlo e monotorização de pessoas possivelmente infectadas será quase impossível, enquanto que o acompanhamento de mulheres grávidas seja proíbido. A falta de sensibilidade é quase tão grande quanto à falta de bom senso. Quase.
Tiago F.Como futuro pai, sinto-me longe do meu futuro filho quando ainda nem uma consulta pude assistir. Como pai pela primeira penso que tenho o direito a assistir ao nascimento do meu filho. Se um festival político (como assim o chamam) com mais de 16mil pessoas é permitido mas a assistência da grávida por parte do pai da criança não o é, este país / governo precisa urgentemente de rever as suas prioridades e valores...
Laura Z.No mínimo é ridícula está situação que vivemos em relação á maternidade. É suposto a gravidez ser um momento feliz para relembrar para sempre mas todas estas regras que proíbem o pai de assistir a todo e qualquer acto médico durante em toda esta fase de graça fazem com que um conto de fadas se torne num pesadelo violento. O pai não tem direito a acompanhar, a tirar dúvidas (como se não tivesse direito de as ter porque não carrega nada no ventre) nem a ouvir o simples bater do coração do proprio filho numa ecografia. Isto pensado que estamos numa gravidez super tranquila porque no caso de uma notícia menos boa também tem que ser a grávida sozinha a ouvi la sem qualquer apoio. Não pode ser acompanhada numa urgência e mais grave ainda: nao pode ter acompanhante no parto? Mas em que século vivemos? E depois vemos autorizados eventos que amontoam centenas de pessoas só por terem caris político!
Marta A.Atualmente grávida pela primeira vez.. é muito triste ter que viver tudo, o bom e o mau.. completamente sozinha e estar constantemente a pensar no dia D e como vai ser
Sílvia S.Como futura mãe, gostaria que fosse alterada esta norma dos hospitais que proíbem acompanhantes tanto nas ecografia, consultas, parto e pôs parto.
Daniela M.Mas uma festa do avante já pode acontecer. Ridículo tirarem aos pais os momentos mais bonitos e marcantes da vida deles
Ana L.Se podem haver eventos de poder político e não só em que se respeitam as ordens implementação pela DGS não é admissível que as grávidas tenham que passar por tudo sozinhas. O pai tem direito a assistir ás consultas, ao parto e a visitar o filho. Não é justo haver festa do Avante e um pai só poder ver o filho quando tem alta hospitalar. Com as devidas precauções é claro mas os pais tem direito a acompanhar as suas esposas, pois o filho é de ambos r não só da mãe, portanto os direitos têm que ser iguais.
Carlos J.Façam testes aos pais antes do nascimento do filho ou solicitem ao pai que venha com uma garantia que vez o teste a menos de 15 dias, de modo que seja possivel assistir ao nascimento do próprio filho
Manuela R.Estou grávida e tem sido muito injusto não poder ter o pai presente nesta jornada que pertence aos dois.
Liliana M.Não me imagino a passar por tudo principalmente pelo parto,sem ninguém em quem confio e me faça sentir segura
Vânia B.Estou grávida, o bebé nasce em Novembro, o pai nunca me acompanhou nas ecografias por causa das regras impostas pela situação do covid. Estamos a privarnos destes momentos únicos na vida para cumprir com os cuidados que devemos ter para evitar contrair ou mesmo cobtagiar alguem com o vírus e depois acontecem enventos/festas de interesses económicos e sociais.
Marta G.Estou gravida com 35semanas. Estou assustada com a vinda do primeiro filho e a presença do pai durante o processo do parto, nao apenas na fase expulsiva, era o minimo. Se os pais podem estar presentes na fase expulsiva não se entende porque nao podem entrar mais cedo sendo que estão em casa com as mães e no regresso a casa igualmente. Portanto, se a desculpa é a seguranca da equipa nao faz sentido algum quando como referi antes a mae tem contacto com o pai em casa. Se um estiver infetado a mae estará igualmente. É um direito dos pais e já que se aceita uma festa do Avante com lugares marcados arranjem uma cadeira num canto para o pai estar presente no quarto com a mae.
Andreia A.Estou grávida e concordo que todas as mulheres neste momento devem ter direito a acompanhamento dos maridos, em consultas parto etc. Não fizemos a criança sozinhas e todo o apoio é fundamental. É um direito também dos homens estar ao lado da sua mulher, para o bem estar de ambos. Eu por exemplo não tenho carta de condução, cada vez que me desloco a uma consulta, ecografia ou que seja o meu marido tem que ficar no automóvel tempos interminável à minha espera, é stressante para mim saber que ele está a espera, e stressante para ele não saber o que se passa, pois sabemos que às consultas ecografia nunca são às horas marcadas. Acho que temos direito a acompanhamento seja para que efeito for, é um direito que nos assiste. Obrigada pela petição. Acredito que juntos vamos conseguir.

Assinaram a petição
9 370 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição