Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pais e cidadãos unidos contra a proposta da CONFAP para anos letivos de 11 meses de aulas e a favor de uma mudança do sistema de ensino primário e secundário que beneficie os nossos filhos, para Ex.mº Senhor Presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues; Ex.mº Senhor Primeiro Ministro de Portugal António Luís Santos da Costa; Ex.mº Senhor Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

NomeComentário
Madalena V.que os pais possam usufruir de tempo extra no seu horário de trabalho para passarem tempo de qualidade com os filhos
Maria D.Que ideia mais anti tudo !
Maria S.Os alunos portugueses são dos que têm um elevado nº de aulas teoricas. Sem tempo para brincar com os seus pares, socializar, conviver com os seus familiares. Passam muitissimo tempo sentados e a estudar, consequentemente desenvolvem problemas de comportamento e de saude fisica e mental. Depois medicam-se com ritalina..... É tempo de darem "tempo" as crianças e as suas familias. Pois infelizmente neste país as crianças estão na escola, os pais no trabalho e os avós nos lares.
Maria P.De acordo, quase a 100% com o texto. Considero que a questão do português e da matemática deveriam estar formuladas de tal modo que exigissem que em outras áreas de ensino pudessem ser consideradas.
Estefânia B.As pessoas que aceitam as crianças terem aulas os 11 meses esquecem-se que já foram crianças e na altura delas só havia aulas de manhã ou à tarde e nessa altura era uma seca desejosos que chegasse as férias e agora querem querem que os filhos lá fiquem o ano inteiro se possível porque dá jeito porque não têm tempo para isso que pensem bem antes de os ter
Tânia P.Os meus filhos precisam de tempo de lazer e 1 mês de férias não chega para descansarem. São crianças e não adultos. Se no trabalho temos direito a 25 dias úteis para descansar e por vezes não chega com que direito pedem o mesmo sacrifício aos menores?
Eduardo R.Boa tarde antes de mais. Estou aqui como um defensor dos alunos e pais. Pais que discordam com estas novas medidas que querem propor para esta nova geração. Eu então digo que é uma enorme barbaridade. Eu fui aluno, não terminei os estudos, fiquei pelo secundário (10ºano do ensino básico de Vila Franca do Campo) e tenho 22 anos. Nunca gostei da escola, era preguiçoso, não gostava de estudar e odiava estar muito tempo dentro das aulas. Se eu estivesse na escola neste momento e soubesse dessas novas medidas e se tivesse 18 anos no tempo, desistia da escola sem pensar duas vezes. Se os alunos não gostam da escola nestes tempos, como irão gostar sendo obrigados a estar mais tempo lá, com mais carga horária? Como querem fazer os alunos gostarem da escola, ou terem vontade de irem mais longe nos estudos com estas novas medidas? Como? Já nos queixamos com tudo o que temos na escola (falo pelos alunos) horários insuportáveis em que entrámos de manhã (8:30h) e saímos ao fim da tarde (16:50h) quase todos os dias, tendo 1 ou 2 dias em que entrámos de manhã pela mesma hora e saímos às 13:25h. Ou seja, como um professor já nos disse: "Se já reparam, a escola é a vossa casa" ...
Isabel M.Para acabar com o abuso da CONFAP
Sérgio S.Sendo lamentável, não é, infelizmente, inexpectável esta posição da direção da CONFAP. Em vez de lutar pelo direito dos pais e encarregados de educação terem mais tempo e mais recursos para educar, acompanhar e acarinhar os seus filhos/educandos, ei-la a defender a existência de crianças vergadas pelo sistema educativo, descontextualizadas do seio familiar e a obrigar toda a gente a férias em agosto, um autêntico desastre económico, social e ambiental, mas certamente uma preciosa ajuda para os patrões sem escrúpulos que por aí "temos", normalmente com visão egoísta e de curto prazo.
David C.Mais uma vez, o triângulo posto ao contrário. Uma sociedade sã devia esforçar-se por encontrar mais tempo para aproximar os jovens das famílias e não o contrário. Que homens serão no futuro estes jovens cobaias? Uma ideia destas só pode sair de mentes muito inocentes ou muito doentes.
António C.Uma decisão destas só pode vir de quem não conhece a escola real.
David A.pela escola pública e humanizada
Ana M.Confap, ensandeceram??
Rosa M.As escolas não são depósitos de crianças. Os pais têm direito a tempo de qualidade com os seus filhos, em família. O que tem de mudar são as leis laborais mais indignas e mais injustas de que há memória em regime democrático. Gostam tanto de dar exemplos com a Europa, vejam como se muda por lá o paradigma. Que vergonha de confederação de pais! Só pode representar o que de pior se passa na sociedade portuguesa. Tenho dois filhos e não me revejo nesta CONFAP.
Vanda R.Estes senhores deste (des) governo, que diminuam o período de ferias deles para 22 dias úteis bem como a exorbitância de vencimentos e ajudas de custos, que sejam tratados como qualquer funcionário deste país e deixem de inventar.
Helena C.Como mãe de quatro filhos, estou completamente contra. Os miúdos precisam de descansar e de estar com os país. Aulas até Julho será um martírio desnecessário para eles.....
Maria B.Com a proposta da CONFAP, não haveria avaliação sumativa?Como se preparava o ano letivo? Todos os pais só gozavam férias em agosto, com os seus filhos, à semelhança dos professores?
Alice F.Já agora que as crianças fiquem em colégios internos e só saíam aos 18 anos... As crianças já têm uma carga horária tão grande e ainda querem mais???
Carlos P.Deixem as crianças brincar ! As escolas não se podem substituir aos pais, nem são ATL !
João M.Basta de estupidez

Assinaram a petição
4 308 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição