Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!, para Assembleia da República

NomeComentário
Isaura A.concordo inteiramente com a petiçao
Fausto R.Devemos escrever em Português de Portugal.....que é o nosso país.
Maria F.Sem comentários
Luis c.Uma língua viva e dinâmica não significa assassinar a nossa língua MÁE
Filomeno C.Assino porque me ai revejo. Concordo
Carlos C.Contra a destruição e empobrecimento do nosso patrimônio intangível
Fernando R.É um dever de cidadania exigir o referendo sobre um tema vital para os portugueses e para Portugal. Os políticos medíocres só tomam decisões medíocres ou inferiores!
Baltazar L. Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!
Laureano S.Lamentável. Governos do PS e agora PSD/CDS "alinharem" neste crime de lesa-Pátria. No mínimo, as mudanças deviam ser gerais e não aplicáveis num país e não noutro, Brasil/Portugal. Além disso, SÓ Portugal assinou o malfadado acordo, o que deveria obrigar o governo Português a adiar, sine die, a entrada em vigor do (des)acordo ortográfico. Muitas palavras deixam de ter sentido ou, sentido totalmente oposto, veja-se: facto e fato, agora os factos passam a ser...fatos; acontece que no Brasil, o "nosso" fato não existe, mas sim, terno. E o "pobre" cágado? Coitado, passa ser cagado... E estes são apenas dois exemplos, nas centenas que se podem encontrar. ABAIXO O ACORDO ORTOGRÁFICO
Nicolau V.NÃO ao DESVIRTUAR da LÍNGUA DE CAMÕES !!!
Manoel O.Não á descarectização da lingua portuguesa. Evitar o caos linguistico.
Francisco G.Devemos poder dizer NÃO!!!
Fernando A.Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa
Jorge G.Há que ter orgulho na língua de «Camões». Não podemos andar atrás de ignorantes que a desvirtuam a seu belo prazer, somente para agradar a um qualquer negócio. Sou português e tenho muito orgulho de o ser. Senhores «políticos» tenham-no também.
Hermenegildo G.Só aceito uma maneira de escrever e de interpretar CORRECTAMENTE a língua que me ajudou a conhecer-me melhor. Nunca abdicarei de escrever como me ensinaram e para tal tanto me dediquei. A lusofonia deve respeito à língua mãe, salvaguardando o devido respeito por qualquer "dialecto" ou "vernáculo" associado à "língua portuguesa"
Maria P.Exijo a reposição do acordo ortográfico português de Portugal
José G.969211623
Maria M.Qual acordo?? se não foi ratificado por nenhum dos PALOP nem pelo Brasil? Apenas Portugal foi a correr mudar os Livros Escolares e obrigar os alunos a escrever asneiradas!! Não hà paciência! NUNCA escreverei dessa forma e não compro jornais nem revistas que dizem: "escrito ao abrigo do acordo"
Fernando S.Concordo plenamente a 100%.
Pedro L.A tentativa de uniformizar o uso do Português entre falantes de países tão diversos e tão distantes entre si, faz tanto sentido como tentar apanhar o vento à mão, pois como é óbvio a língua é de quem a fala, e em cada instante que passa o Português falado em Portugal vai se afastando das variantes Brasileira, Africana e Asiática, pois a tendência natural será o nascimento de novas línguas derivadas do Português da Metrópole. Querer contrariar esta tendência irreversível e incontrolável com o abastardamento do Português Europeu não passa de uma iniciativa tola, vã e própria de políticos analfabetos. Vale mais mudar o nome do idioma que se fala nos outros países, pois não tenho nenhum problema em conviver com falantes de "Brasileiro", "PALOPês", etc., desde que não me imponham mudar a forma de falar da minha língua materna. Afinal de contas o Neerlandês que se fala na Holanda chama-se "Holandês", a variante que se fala na Flandres chama-se "Flamengo", na África do Sul deram-lhe o nome de "Afrikaans", e apesar das diferenças locais, toda a gente se entende entre si. Já o Inglês tem mais de uma dúzia de variantes e não vejo nenhum político Inglês a bradar por um "acordo ortográfico".

Assinaram a petição
7 237 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição