Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Direito ao acompanhamento da grávida nas consultas, procedimentos e no parto, para Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro Ministro, Ministra da Saúde, DGS, SNS, CMIN

NomeComentário
Catarina S.É uma vergonha e uma injustiça tirarem este privilégio a uma mãe e a um pai de terem apoio, e acompanhamento de um momento único e tão especial na vida de um casal! Já abriu tudo, centros comerciais, lojas, restaurantes que muitas vezes estão cheios, acumulações de pessoas em eventos tal como o avante e o pai não pode assistir a uma ecografia, uma consulta, o parto do filho com as devidas precauções? Não há justificação para tal. Falamos do pai, não de uma familia inteira!!!
Célia F.Tanta teoria que os pais devem estar presentes e partilhar responsabilidades e depois não podem assistir a exames ou parto??? Mas depois podem ir em grupos para qualquer lado?!
Rita A.É um direito como nós grávidas ter um acompanhante, neste caso o pai. Ele também merece. Não é por transportarmos o bebé durante 9 meses que o pai não deixa de ter o mesmo direito que nós grávidas. É ridículo poder haver festas com ajuntamentos, e o pai nem sequer puder estar presente nas coisas da mulher e a par de tudo na gravidez.
Iara s.É injusto o pai do nosso bebé não poder acompanhar de perto todo o processo deste consulta, ecografias e ao nascimento sendo que a DGS autoriza a festa do Avante, Festas em barcos como já vi muitas acontecer sem qualquer controlo, reabertura de bares que por vezes ficam com lotação esgotada e ninguém faz nada. É um direito de todas as mães terem o acompanhamento do parceiro!
Inês B.Deixam fazer uma festa do avante com milhares de pessoas durante 3 dias e uma feira do livro mas a grávida continua a ter de estar sozinha em consultas e ecografias, até no parto e pós parto. Já recorri a apoio psicológico. Este país vive apenas de interesses políticos e dinheiro! Uma vergonha de governo!
Anita A.Acho que nesta fase da nossa vida que é um momento feliz o meu marido devia estar acompanhar me nas consultas,ecos e parto
Paula Y.Mesmo em casos em que a mãe possa ter COVID-19 que não separem a mãe do bebé, estes primeiros minutos são cruciais para a ligação entre ambos, e está comprovado que o o bebé não é afetado através da amamentação, sendo esta também muito importante para o bebé.
Ana B.Os pais acho que deviam estar presentes, no parto! É um grande apoio para a mãe e um momento importante é único na vida. Feito por os dois. O pai tem direito. Com todos os cuidados. Além do mais sempre habitaram e dormiram juntos. Porquê separa- lós numa altura de vida. Fruto do seu Amor.
Carla T.E estejam durante o parto
Ana R.Numa altura tão importante das nossas vidas como é uma gravidez era muito importante que os pais dos nossos filhos tivessem a oportunidade de acompanhar todos os momentos do desenvolvimento e nascimento dos seus filhos de perto. O momento é do casal, se assim o entenderem, e é grave que já se permita tanta coisa e não se lembrem das famílias para quem toda esta fase é tão importante.
Joana S.Quero que o meu marido assista ao parto e que tenha direito a visitar a filha no hospital Beatriz Ângelo
Maria L.Sim à presença do pai nas consultas e no parto
Paula S.Se é possível no privado, não tem porque não ser no público.
Glória A.Não faz sentido o pai não poder estar presente, se ele faz um teste covid negativo não tem porque não acompanhar a companheira no parto.
Paula P.É ridículo o pai não poder estar com a mãe no parto. Com todas as medidas possíveis de proteção, não há motivo para vedar o acesso!
Sónia A.Voltar a fazer o registo do bebé no hospital também
Helena A.Está tudo doido, a grávida tem direitos
Ivone S.Tive parto em Março, o marido nem ao quarto pode ir levar as malas, o bebé nasceu ao início da manhã e o pai só o viu ao final da tarde. Após cesariana passei mal, fiquei sem me conseguir mexer, sem conseguir pegar no bebé para amamentar... todos os profissionais estavam ocupados sem disponibilidade para auxiliar... foi desesperante. Posso afirmar que fiquei traumatizada. O risco de transmissão tanto se verifica por meia hora de visita, como o dia inteiro. Se estiver contaminado, meia hora é suficiente para transmitir o vírus, pelo que esta medida é desproporcional e só prejudica e muito a parturiente.
Tania S.Sinto-me sozinha pois estão a tirar o poder aos pais de experiênciar a gravidez e a eliminar momentos únicos nas nossas vidas. Com precaução tudo é possível. Se há festa do Avante porque as grávidas não podem ter acompanhamento?
Taciana D.Gostaria muito que meu marido participasse das consultas, parto e internamento. Acho que esse momento é de dois e não de um.

Assinaram a petição
9 370 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição