Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: MANIFESTO Contra a Crise: COMPROMISSO com a CIÊNCIA, a CULTURA e as ARTES em PORTUGAL, para Órgãos de soberania da República Portuguesa e Sociedade Civil

NomeComentário
Luis P.depois de ter dirgido um Centro por muitos anos, até me jubilar, e ter levado ao doutoramento tanta gente, ver que o futuro dos colaboradores mais recentes é o desemprego ou a emigração, faz-me pensar que nunca deveria ter tido uma carreira académica! se por mim lamento, que farão todos esses sem emprego com pouca esperança?
Maria B.Uma iniciativa legislativa dos cidadãos que considerava de toda o interesse era a de reduzir de 230 para 180 deputados, o que aliás é um nº previsto na Constituição. Por favor alguém comece este movimento.
António O.Sem a ciência o pais fica mais pobre.
Isabel R.Portugal não sobreviverá sem CIÊNCIA; CULTURA e ARTE. Será que querem ser 3º mundistas!
João B.Há enorme dificuldade em aceitar que quem não entenda o papel multifuncional da cultura na economia e no desenvolvimento da sociedade, ocupe os lugares de decisão sobre estas matérias e continue, impune, a sua voracidade de predador sem ser neutralizado
Rita A.Investir no conhecimento é e sempre foi a única forma de desenvolvimento da humanidade.
Judite S.poderemos travar a "ditadura" a que chegou este país! A favor da equidade e contra a austeridade!
Maria M.Gostaria de transcrever o que li há anos num livro e passo a citar " O ódio à cultura é uma das coordenadas fundamentais do fascismo.No Mein Kampft Hitler escreveu :O desenvolvimento da capacidade mental tem capacidade secundária. E Goering disse :Quando oiço mencionar a palavra cultura, puxo logo pela minha pistola !"
Manuel G.O Manifesto Contra a Crise é bem-vindo, dado que o país está a viver, de facto uma crise
José S.artista.professor.investigador FBAUP
Alfredo S.Como diz Miguel Real, abaixo a "cultura individualista do salve-se quem puder" ("Público"). É o que eles, "os ignorantes da Economia" querem (M. Real, dixit, in JN)
maria o.mento do MCT atraves do programa Eureka. Construi algo que deu frutos. E hoje? Onde esta o financiamento Europeu e o financiamento Português? E não so. Onde esta o desenvolvimento cientifico e cultural? Subscrevo as palavras de Viriato Soromenho marques e , em geral, dos oradores desta reunião.
Vera F.Conhecimento não pode ser banido, o melhoramento da qualidade de Vida de uma sociedade começa pela literacia, educação, conhecimento e interesse por aquilo que lhe rodeia. A riqueza de uma sociedade é na sua cultura, património, criatividade, herança e passagem dela. a crise económica só existe nos modelos loucos a que estamos sujeitos, que na realidade baseiam-se em parâmetros que não existem!! Um vazio, que contrasta a grandeza de se estar no Planeta Terra!
Pedro P.Ninguém "deserta" ou "foge" antes vai à descoberta de novas oportunidades tal como fizeram desde sempre os nossos maiores. E quanto às "... situações que atentam flagrantemente contra a sua dignidade" haveria que referir "e contra os seus direitos constitucionais e humanos". Porque muito do que está acontecer, acontece porque a Lei Maior, a Constituição, não está a ser cumprida, Um Governo que não cumpre a Lei, está fora-da-Lei e assim a pena por tais crimes deveria ser, no mínimo, a sua demissão.
Ana C.Esta é uma forma de Cidadania exequível, quando percebemos que os "iluminados" deste País e desta Europa fedorenta quiseram vender o passaporte para as estrias de uma democracia encapuzada de fascista e senhores feudais, em que os Países como o nosso serão o os novos escravos, do Capital desenfreado. A Europa e o Projecto inicial, UE...tinha a oportunidade de avançar, alastrar e mostrar ao Mundo uma Nova Era... a Era da União, Solidariedade e Humanidade entre Todos os Povos!!!!!! Por isso não nos Resignemos e Lutemos SEMPRE!!! Porque a Arte, a Cultura, a Ciência é o Compromisso... é a VIDA!!!!!!!!!!
Maria M.Lamento profundamente o que se está a passar em Portugal nos nossos dias com a cultura, a ciência e a educação, para não falar da área social. Só espero que esta mediocridade não tenha impacto maior, para bem das futuras gerações.
Carlos V.Muito Solidário
Maria C.Dizemos não a ignorância!!!
Ana O.Pelo reconhecimento e apoio do que de bom se faz por cá...o futuro do País!
Leandro S." A Arte existe para que a verdade não nos destrua"

Assinaram a petição
2 953 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição