Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Contra a alteração das provas finais do ensino secundário., para Ministro da Educação e da Ciência, GAVE.

NomeComentário
Telmo M.Penso que não faz sentido nenhum esta alteração, pois é bastante complicado aos alunos conseguir estudar a matéria de 10º, 11º e 12º anos para o exame em apenas uma semana de intervalo entre o fim das aulas e o começo dos exames nacionais. Agora questiono-me como será possível conseguir estudar 3 manuais com uma media de 350 páginas em apenas uma semana possível. É uma pergunta à qual não encontro resposta! Isto tem de ser mudado, tal não pode acontecer!
Ana L.Acho extremamente incorreto tomar estas medidas sem aviso prévio, visto que é uma coisa que afeta 3 anos escolares deveria de ser avisado no inicio do priemeiro em questão (10º anos) e não no próprio ano de exame (12º ano)!
Mara R.Espero que tais mobilizações de parte de tantas instituições e alunos , faça ver que este novo decreto de lei nao seja o mais correto pelo menos " a meio do jogo " !
Paulo S.Eu no último ano lectivo fui fazer exame de Biologia e Física e Química e com notas aceitáveis (17) e fui tirar um 10 a exame, e não é por eu não saber, é porque os exames estão muito complicados, agora com estas medidas, quem é que faz as disciplinas?
Francisco C.Mudar os rumos todos a meio do campeonato, devem estar a brincar conosco. No tempo deles nem exames haviam e o pessoal no 12º vai agora gramar com conteúdos de 10º, 11º e 12º num estalar de dedos? Era o que faltava!
Bárbara C.Estou do lado dos alunos, sem duvida! Não só porque se torna dificil o acesso ao ensino superior mas também porque quem quer fazer as melhorias, torna-se muito complicado estudar!
Diogo H.Já que tudo neste país está mau, dêem uma oportunidade aos estudantes de conseguirem estudar e levantar os cofres que foram limpos...
Ana S.Já estou no 12º, obrigada por me avisarem disto agora, sr. nuno crato -.-
Andreia P.Vou depender do exame de Desenho para terminar a escola e do de Português para poder entrar em psicologia e a alteraçao que fizeram so vai complicar a minha situaçao e também a de muitos outros alunos. Os senhores ministros nao sabem o que se passa ao certo nas escolas e pretendem complicar ainda mais a vida dos estudantes sem razao nenhuma, a nao ser que nao queiram que tenhamos, pelo menos, a possibilidade de concorrer a uma faculdade ou de terminar o 12º. Nao ha razao para estarem a fazer isto.
Paulo P.Não se devem alterar as regras dos exames no meio de um triénio.
Helena T.juntos vencemos!
Sara A.Mas isto é o que? Temos de estar sujeitos a decisões repentinas? Organização acima de tudo, responsabilidade e consulta, já que vivemos numa democracia, teoricamente.
Catarina O.Não é ser contra ao facto de se realizarem exames com matéria dos três anos do secundário, afinal, vistas as coisas, ao realizarmos um exame com matéria somente de 1 ano, basicamente estamos a deitar fora as matérias dadas nos anos anteriores. Pelo que sei sempre foi assim, exames incluíam todo o programa leccionado durante todo o secundário. No entanto, penso que não é assim que se fazem as coisas, esta norma já deveria ter sido aplicada à muito tempo mas, penso que teria mais lógica aplicaram-na somente para os alunos que se encontram agora a iniciar o 10º ano de escolaridade pois, desta forma, serão preparados devidamente para um exame com matéria dos três anos. Acho injusto e ridículo aplicarem esta norma a alunos do 12º ano que iniciaram agora as aulas, após estes terem passado dois anos a pensar algo que na realidade muda de um momento para o outro. Como aluna de 12º ano que sou, penso que será bastante difícil conseguir relembrar todos os conteúdos, por exemplo de História, que foram leccionados, quando, à partida contava com um exame somente de matéria de 12º Ano. Concordo com esta medida, simplesmente não concordo como esta está a ser aplicada.
João F.É uma vergonha!!!
Ana A.Para ser breve: se a alteração da nota da disciplina de E.F. é de "norma transitória", porque é que este alteração não o é também? O melhor seria que esta nova medida não avançasse, mas se for de facto levada avante, então que seja também só para os alunos que agora começam o 10º ano pois estes poderão fazer uma preparação que nós, estudantes do 12º ano, não fizémos.
João E.Não faz qualquer tipo de sentido estando eu no 12º ano, eu e todos os que frequentam o 12º, num final de um ciclo importante nas nossas vidas que queremos atingir um objetivo e entrar no curso que desejamos que nos prejudiquem desta maneira. Justiça terá de ser feita, e nós sem o mínimo de preparação para 3 anos de exame já se sabem quais vão ser o resultados. Nós alunos temos imensa força e juntado pais e outras organizações acredito que possamos tentar mudar a situação. Vamos para a frente com isto, mostremos a nossa indignação!
Maria C.Não é o fim do mundo fazer um exame com os contúdos dos 3 anos mas deviam estar a contar com isso desde 2010
António T.Vamos ser sinceros! Só acho injusta esta lei pois só foi divulgada esta semana, apesar de ter sido publicada e aprovada em agosto. Ainda, temos que ver que nós, alunos do 12º ano do ano de 2012/13, não estaremos em pé de igualdade com os alunos que fizeram exame no ano passado (por razões óbvias), mas também com os que farão exames nos próximos anos, uma vez que estes já estão avisados desta medida...
Inês C.Chega de brincarem com o futuro dos jovens. Basta de prejudicarem o sector da educação. As "REGRAS" não se mudam a meio do "JOGO". Nenhum aluno do ensino secundário foi preparado ou apoiado no sentido da realização de um exame com matéria de 3 anos. E já agora, Senhor Nuno Crato, explique-me, por favor, como vou eu e milhares de estudantes fazer um exame de História, ou seja, estudar 21 séculos (SIM, estamos no século 21 embora não pareça!) em 9 meses? Quando na verdade, NÃO fomos preparados para tal? Isto é ridículo e É CONTRA OS DIREITOS DO ALUNO! O país pode estar na mais lamentável situação financeira mas não têm o direito de "cortar" no sector educativo que é um dos mais cruciais para o progresso e desenvolvimento dos jovens - OU SEJA, DO PAÍS!
Miguel D.Isto apenas poderia-se aplicar a quem começou a frequentar o 10 ano este ano (2012/2013)

Assinaram a petição
8 722 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição