Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Contra a alteração das provas finais do ensino secundário., para Ministro da Educação e da Ciência, GAVE.

Nome Comentário
Sajan Q. Agradecia.
Pedro C. Ninguém merece isto, é o nosso futuro em causa.
João P. Não é justo para nós este ano termos o exame dos 3 anos
Jose S. Não se mudam as regras do jogo, depois de este começar.
Raquel R. Acho injusto os exames serem postos já em pratica, pois para além de não teremos tido apoio nos anos recentes para esta lei também não temos bases anteriores para nos podermos preparar. Se por exemplo o acordo ortografico só foi posto em pratica uns anos mais tardes porque que os exames têm de ser já postos em pratica.
Kelly S. Apoio esta petição a 100% , dado que os professores só nos preparam para o exame da antiga legislação, não dando ênfase a certas matérias importantes para este exame de 2013. Ao menos que mudem isso para quem está no actual 10 ano (tal como fizeram com a contagem de EF para a média) pois esses serão preparados logo de inicio.
Alexandre C. Penso que a medida está a ser mal aplicada, isto porque durante o 10º e 11º anos foi-nos dito que sairia apenas matéria referente ao 12º ,mas ao chegar a este ano crucial é feita uma alteração à legislação, sem qualquer aviso. Esta medida para ser aplicada deve ser para quem entrou no 10 ano neste ano letivo, tal com otodas as outras alteraçoes como em relação a educação fisica
Diogo V. Penso que a medida está a ser mal aplicada, já que durante o 10º e 11º anos é-nos dito que sairá apenas matéria refernte ao 12º ,mas ao chegar a este ano crucial que dará entrada á universidade é-nos dito " Esqueçam tudo o que ouviram porque saiem os 3 anos". Gostariam que os avisam em cima da hora que têm 9 livros para estudar?
Inês M. Se queriam implementar esta medida que o fizessem para os alunos que estão agoea a iniciar o 10 ano. Para terem tempo para se prepararem e para se mentalizarem de tal.
Jorge M. Este tipo de medidas apelidadas de 'rigorosas' são completamente jocosas demonstrando um ensino, tal como demonstrado pela bandeira 'de pernas para o ar', que precisa de ajuda para ser verdadeiramente melhorado.
Maria A. Esta medida deve apenas ser aplicada para os alunos que iniciam este ano o secundário, e não para nós, que temos todo um projecto idealizado desde o 10º, quando no acto da matrícula nos informaram que faríamos 4 exames, sendo que desses 2 corresponderiam apenas à matéria do 12º. Nós não fomos preparados pelos professores para fazer o exame com a matéria desde o 10º, pois foram várias as vezes em que saltámos matéria. É completamente descabido que do dia para a noite nos avisem de que afinal temos de estudar mais de 2000 anos de História, depois de termos emprestado os nossos livros e deitado fora os apontamentos. Que isto não fique assim.
Ana V. Acho que só os alunos que entraram este ano para o 10ºano é que deviam estar sujeitos a esta legislação, pois vão poder preparar-se melhor e os professores ensinarem com um grau de exigência maior e a cumprirem o programa, sem deixar matéria para trás, como é o meu caso. Para além disso, são os únicos a beneficiar da medida da ed. fisica não contar para a média final.
Sofia C. Sendo uma aluna do curso de Humanidades, sinceramente não me incomoda muito nem me atormenta o exame de Português, visto que sempre fora uma exame um pouco global, no que toca à gramática, só as obras é que poderá ser mais complicado. Agora o exame de Históra A ? Dois mil e quinhentos séculos para estudar??! Aqui não se trata de uma questão de preguiça nem nada parecido, simplesmente as regras do Jogo não se podem mudar do dia para a noite. Em certa parte, acho até muito bem esta medida que será aplicada, todavia não é já com o ano letivo em decurso que se vai aplicar uma medida assim, pois nem é para os professores nem para os alunos! Deveria ser aplicada, a meu ver, aos alunos que entraram este ano para o 10 ano.. Evidente que o meu pai disse-me logo "Na minha altura também fizemos exames a tudo e com todos os anos". Concordo plenamente, mas quer dizer, isso foi ha uns 40 anos atrás, durante anos e anos foi só a facilitar facilitar, dai o nosso pais estar como está, a medida é sim IMPRESCINDIVEL, mas foi colocada e imposta da pior forma possivel!
Jéssica R. Não faz qualquer sentido imporem esta medida a meio de um ciclo. Se o querem fazer têm que a impor para o atual 10º ano para que os estudantes e professores comecem desde o início a prepararem-se para os exames nacionais.
ricardo o. estou contra as provas finais do ensino secundário
Isabel M. É incidente propor tal medida de um momento para o outro. Esta medida deve ser imposta apenas para os alunos que se matricularam este ano no 10º ano para que tal grau de exigência lhes possa ser incutido. O objetivo é melhorar o grau de exigência, muito bem, mas podem-no fazer sem piorar a média nacional, uma vez que esta já não é muito famosa. Porque não se podem mudar as regras e meio do jogo!
Cátia t. Acho isto uma tremenda palhacada, querem diminuir a taxa de alunos com notas boas?? para o governo poupar dinheiro na faculdade e depois andar a empregar estrangeiros que fizeram os cursos com medias muitos mais baixas, em ves de os portugueses estarem bem formados e com emprego.
Mario F. Os exames de final de ano deviam ser só para alunos com negativas a essas disciplinas e facultativas (quem quiser fazer exames pode fazer)
Bruno G. Para fazerem porcaria mais vale estarem quietos.
Fábio L. A seguinta medida não é de todo descabida... O grande problema é ter sido aplicada a quem já está no 12º ano, pois, desde o momento em que no 10º ano nos dizem que só teremos de saber a matéria das disciplinas de exame de 12º, referente ao 12º que nós nos preocupamos em saber a matéria do 10º e 11º para as disciplinas em que existe exame no 11º.

Assinaram a petição
8 722 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição