Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição Em favor do ensino da História
, para Sociedade civil, Professores, Investigadores
Nome
Comentário
Vitor V.
Ignorando o passado aceita-se qualquer futuro...
David F.
Tudo o que alguma vez despertou a curiosidade do ser humano deve ser de suprema importância para qualquer pessoa, mas há alguns pilares fundamentais sem os quais não podemos em boa consciência nos considerar verdadeiramente humanos no sentido pleno da palavra. Um desses pilares é o estudo da História humana. Se quisermos traçar uma recta num papel num papel precisamos sempre de dois pontos pelo menos para a defenir: se essa recta for o percurso da humanidade ao longo dos milénios que possivelmente viremos a ver passar como civilização (se tivermos a sorte de não nos matarmos todos uns aos outros entretanto), um dos pontos está no presente mas o outro está obrigatoriamente no passado pela simples razão de que não sabemos o futuro e por isso não sabemos onde colocar um ponto nesse espaço. Se não cultivarmos o conhecimento da nossa história em todos os seus aspectos (as coisas boas, as coisas más e as coisas horríveis) perdemos a nossa identidade, perdemos a possibilidade de aprender com o que as gerações passadas experienciaram e perdemos, no final, aquilo que nos separa dos nossos antepassados há cem mil anos atrás: deixamos, em parte, sermos humanos.
amélia p.
Reforcemos o ensino das Humanidades em geral, para que deuxe de se poder dizer, como faz G.Sueu«inr, que «hoje a educação é uma amnésia planificada»
Maria M.
Gostaria que a História de Portugal fosse mais divulgada junto de toda a comunidade e o seu Ensino mais exigente!
Maria L.
Como professora de História não podia estar mais de acordo...
Ana C.
Trabalhar sobre a memória é preparar o futuro.
Mário V.
Sou a favor do ensino da História.
João C.
Os políticos nunca gostaram dos Historiadores nem do julgamento da História. Por isso, sempre acharam necessário calá-los.
João G.
O ensino de História é uma forma estruturante do pensamento humano, tanto cientifico, como muitas vezes, ético.
Rui F.
o ensino está a saque!
Maria M.
Apoio de forma veemente o texto da petição.
Diogo R.
A História não é só uma disciplina, é mais que isso, um património!
Alcina R.
Um povo que não conhece a sua História é um povo mais ignorante. Penso que a linguagem da petição é demasiado "intelectual" para o público em geral,mas concordo plenamente com ela.
Vítor C.
A História vai-se fazendo.Somos nós.Os profs. também. O Ministério talvez se dispenssasse, por imcompetência grassa.... Ou Não? Alguém que p.f. eslareça...
Henrique D.
O bjectivo destes governantes incompetentes é procurar por todos os meios apagar a nossa memória colectiva e manter o povo português pouco culto e desprovido de espírito crítico
Vasco A.
Até alguns emigrantres de Leste já sabem mais da História de Portugal que alguns alunos actuais !
Maria S.
Mestre em História Medieval
José M.
Um povo que não divulga a sua História às gerações vindouras estrá condenado a ser uma nação sem futuro.
João A.
A História é fundamental para a formação do ser humano crítico e culto.
Ana C.
Querem modificar e/ou terminar com disciplinas que sempre foram importantes na escolaridade obrigatória, mas só não se termina com a estupidez de espírito!
anterior
1
2
3
4
5
...
12
seguinte
Assinaram a petição
5 021
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas