Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição "Respeitar o compromisso de duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatória".
, para Professores, Alunos, Pais e Encarregados de Educação
Nome
Comentário
Sara A.
Sou mais uma licenciada que faz parte da lista dos desempregados começo a pensar se valeu a pena "matar" a minha cabeça a estudar e o dinheiro que os meus pais gastaram!!!!!!!!
alexandre f.
quanto mais idiomas uma pessoa aprender, mais estímulo dará ao cérebro. E deve fazê-lo enquanto jovem!
Otília M.
“L’homme est un être qui parle, mais il y a des milliers de langues. Quiconque a oublié un des deux termes retombe dans la barbarie” (Raymond Aron). É imperioso, pois, lutar contra essa barbárie e contra a ditadura da "língua única" (que se resume, afinal, a um "inglês de aeroporto" imposto pelo "dinamismo económico" da famigerada globalização!)
Luis M.
temos que melhorar o futuro
Michel C.
menos ensino do francês em Portugal não é sem consequência para o ensino do português em França
Olinda S.
Como se compreende que um governo que apela à mobilidade dos jovens, se proponha ele próprio acabar com o ensino da 2ª língua estrangeira no ensino básico? Não faria mais sentido, num contexto europeu fortemente competitivo, alargar o ensino da língua 1ª até ao 12º ano? Como se pode pedir aos jovens que emigrem e não se assuma a responsabilidade de os preparar minimamente?
ALCINO G.
o conhecimento linguístico não é apenas uma valorização individual. É acima de tudo a única forma de evitar que a 'aldeia global' se transforme numa nova Torre de Babel
Maria S.
É muito importante aprender duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatório, porque cada vez mais vivemos virado para o exterior. A livre circulação de pessoas e bens implica o conhecimento de pelo menos essas duas línguas.
maria b.
a pluralidade é salutar
jose m.
Concordo perfeitamente, mas , é preciso mais empenhamento dos professores porque os resultados conhecidos não são famosos.
Maria C.
Pobre do País que tão pouco se empenha na educação e cultura, dos seus jovens!
Nuno S.
O Ministério da Educação deveria mudar o nome para Cemitério da Educação
MARIA F.
Isto é recuar 50 anos.!!
Manuel R.
Aprovado.
Domingos C.
Se dominarmos mais linguas, dominamos mais as coisas e entendemos melhor as Pessoas, foi uma questão que me ajudou bastante na minha carreira
Olivia V.
Penso como Docente de Lingua Espanhola que aquilo que o governo pretende fazer é uma grande injustiça. Penso que dever-se-ão manter as duas linguas estrangeiras como disciplinas de opção no ensino básico e secundário até porque depois de tanta luta, tantos sacrificios pessoais e monetários da maioria dos professores que creio que é uma uma injustiça agora coloarem-nos simplesmente na rua com "um pontapé no...", perdoem-me a expressão. Vamos unir-nos e diazer não a isto. Devemos manter-nos unidos e firmes. Tomem atenção e digam não a esta e outras injustiças. Não baixem a cabeça. O meu muito obrigado.
Carlos G.
Pelos menos desde os anos 60 há 2 línguas no 3º ciclo do básico ou equivalente. A globalização será só para o pior? Pretende-se regressar à Idade Média?
Maria A.
Como professora de inglês, valorizo a aprendizagem das línguas estrangeiras, como uma mais valia para a formação dos cidadãos.
Maria M.
Não compreendo por que razão, num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a aprendizagem de várias línguas deixe de ser importante!
teresa v.
Acho esta petição muito oportuna!
anterior
1
2
3
4
5
...
10
seguinte
Assinaram a petição
6 674
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas