Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: APELO A FAVOR DA CONTINUIDADE DO PROTOCOLO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ E A CORPO DE HOJE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL NO CAE (CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS), para Senhor Presidente da Câmara da Figueira da Foz, Secretaria de Estado da Cultura, Comissão Intermunicipal, CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual

NomeComentário
Carolina C.Sinceramente, não há palavras para o sucedido! Hoje em dia, não se dá valor nenhum às Artes, em Portugal; impressionante. Como é que o nosso país poderá andar para a frente? Atualmente eu estou a estudar Teatro em Londres e vejo, agora, o quão bem me fez fugir dessas mentes fechadas no que diz respeito às Artes. Muitas vezes me pergunto: 'como é que eu consegui chegar aqui?' Pois, a verdade é que, infelizmente, a cidade onde nasci e cresci, Figueira da Foz, não me proporciona grandes oportunidades para que eu alguma vez sequer sonhasse com isto. Felizmente, encontrei a Corpodehoje que me ajudou, num único ano (2012/2013), a chegar onde estou hoje. Basicamente a única fonte artística naquela cidade e ainda assim foi-nos tirada. Tristeza!
Paula S.Apenas conheço o trabalho realizado no Verão pois não sou residente da Figueira, mas fiquei muito contente por poder participar com os meus filhos em atividades artísticas durante as ferias pois e nesse período que temos mais tempo e vontade para participar em novas experiencias. Gostava muito de poder voltar a contar com o Corpo de hoje neste verão.
Sandra S.É uma situação quase inacreditável mas infelizmentemente real!
Fulvia B.Conheço o trabalho da Corpo de Hoje e sei o valor que o mesmo tem!
José P.Um protocolo é um acordo entre partes e só pode terminar negociando as partes.
Ana R.Faço minhas as palavras de D. Zulmira. O trabalho que a Ana desenvolve é uma mais valia dentro de um centro urbano que aspira crescer culturalmente. Faz-nos tanta falta e é tão bom observar e sentir que os espaços e as gentes não ficam indiferentes à mudança. Não conheço os motivos que fundamentam o desejo da autarquia em querer pôr término ao dito protocolo, mas mesmo pensando sobre o assunto: este tipo de trabalho que se faz é de valor inestimável, é como alimento e faz tanta falta aos portugueses (para não dizer figueirenses ou algarvios). Temos de pensar numa dinâmica global do ensino: já não basta aquilo que nos retiram dentro do nosso sistema educativo, ou arrumam em gavetinhas (curso profissional disto e daquilo), para depois nos quererem tirar os suplementos....... Temos de olhar para o que temos, para estas iniciativas locais que partem de associações culturais como esta. Pois neste momento a nossa educação artística e cultural delas praticamente depende (e não nos esqueçamos educação nossa, dos nossos filhos e ainda dos nossos pais e avós!)
Luis G.E criminoso imoral e illegal o que Andaman a fazer so pais a destruicao das artes e cultura marginalizando cada vex mais a classe DOS artistas que tanto tanto tentam fazer pelo seu pais pelas suas comunidades tentando desenvolver um pais que recusa Ser evoluido, mas que mesmo assim continuam a trabalhar e a fazer contra tudo e trabalhando muitas vezes sem dignidade e por amor so que amam fazer! Tendo zero beneficios sociais e Tendo ate vezes mais obrigacoes fiscais que outro protegido trabalhador e imoral e por isso emigrei Por me recusar a aceitar tamanha ilegalidade injustica e mediocridade!
catia (.Puta que os pariu! Tenham vergonha na cara por. que aposto que essa nao foi a educaçao que lhes deram em casa
Ibrahimo C.pelo trabalho assertivo que a corpo de hoje tem vindo a prestar à comnuidade figueirense, não pode ser quebrada a sua continuidade
Miguel C.É uma vergonha estarem a seguir as políticas culturais (ou a ausência delas) do Rui Rio (Ex presidente da câmara municipal do porto). Já não basta o orçamento de estado apoiar as artes (quando apoia) em 0.1%, AGORAM DESALOJAM E ESCURRAÇAM OS ARTISTAS? Quando os portugueses deixarem de votar deixa de haver políticos, por isso eu continuo a votar EM BRANCO. "Todos os politicos são como as - virgens".
Joao C.Pela continuidade deste projecto
Sónia S.É lamentável que seja a Educação e a Cultura as áreas mais penalizadas.
Joaquim O.Depois do a Corpo de Hoje fez pela Juliana Oliveira (minha irmã), ao dar-lhe uma oportunidade para mostrar o seu valor, em território nacional, e fez uma belo trabalho, juntamente com as outras meninas (Regina e Nora), não poderia deixar de apoiar esta petição. Um país pobre, sem cultura, torna-se miserável!!
Rita V. "Pacta sunt servanda", os pactos são para cumprir, é um principio básico da sociedade democrática, que visa tutelar a confiança e a boa fé. Este princípio assume principal relevância, se uma das partes interveniente no pacto (contrato ou protocolo) é uma entidade pública responsável pela tutela do interesse público. É este o interesse que subjaz e fundamenta realização destes "pactos" e só pode ser este o interesse que justificará, perante a Lei e os cidadãos,o fim desse mesmo pacto.Ora, neste episódio, é precisamente o que carece de clarificação e justificação, para ser compreendido, e eventualmente, aceite por quem há tão pouco tempo votou,confiando na continuidade: Qual o interesse público que se sobrepõe ao cumprimento de um pacto realizadao com quem demonstrou ter cumprido os seus objetivos, renovado há meros 2 meses, e que justifica a quebra de expectativas dos utentes que, ao se increverem, demonstraram confira e querer continuar o trabalho da "corpo de hoje"?
Paula V.É muito difícil encontrar pessoas como a Ana Borges paradinamizar o CAE combinando a exigência e o profissionalismo devidamente habilitados e a sensibilidade e iniciativa que um terreno como a Figueira da Foz requer para avançar com projectos que liguem a arte contemporãena à comunidade e manter uma gestão coerente. Além disso, se o protocolo foi renovado, só com fortes razões justificada e indeminizações adequadas poderia este acordo ser dissolvido.
Sérgio G.É fundamental não se perder o que de importante foi sedimentado. A continuidade toma aqui a dianteira. Continue-se, As flores dão frutos na árvore, há mãos disponíveis para apanhá-los. E saborea-los. Há lá gesto mais nobre?
Isabel M.Vergonhoso!
Bruno P.Porque a cultura deve ser sempre um investimento.
Patrícia C.Não façam mal a quem só faz bem... A Corpodehoje representa os bons valores que a nossa sociedade esqueceu, é mais do que uma escola de artes, é uma escola da vida. Quem me dera que toda a gente fosse, pensasse e agisse como a querida Ana Borges, certamente o mundo seria um local muito mais unido e bom!
José F.Assino pela associação cultural "Corpo de Hoje" e contra uma decisão arbitrária, prepotente e 'manigante' de uma Câmara Municipal recém-eleita que pelos vistos não mede os fins nem olha a meios para os atingir.

Assinaram a petição
363 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição