Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: APELO A FAVOR DA CONTINUIDADE DO PROTOCOLO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ E A CORPO DE HOJE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL NO CAE (CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS), para Senhor Presidente da Câmara da Figueira da Foz, Secretaria de Estado da Cultura, Comissão Intermunicipal, CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual

Nome Comentário
Rita V. "Pacta sunt servanda", os pactos são para cumprir, é um principio básico da sociedade democrática, que visa tutelar a confiança e a boa fé. Este princípio assume principal relevância, se uma das partes interveniente no pacto (contrato ou protocolo) é uma entidade pública responsável pela tutela do interesse público. É este o interesse que subjaz e fundamenta realização destes "pactos" e só pode ser este o interesse que justificará, perante a Lei e os cidadãos,o fim desse mesmo pacto.Ora, neste episódio, é precisamente o que carece de clarificação e justificação, para ser compreendido, e eventualmente, aceite por quem há tão pouco tempo votou,confiando na continuidade: Qual o interesse público que se sobrepõe ao cumprimento de um pacto realizadao com quem demonstrou ter cumprido os seus objetivos, renovado há meros 2 meses, e que justifica a quebra de expectativas dos utentes que, ao se increverem, demonstraram confira e querer continuar o trabalho da "corpo de hoje"?
Paula V. É muito difícil encontrar pessoas como a Ana Borges paradinamizar o CAE combinando a exigência e o profissionalismo devidamente habilitados e a sensibilidade e iniciativa que um terreno como a Figueira da Foz requer para avançar com projectos que liguem a arte contemporãena à comunidade e manter uma gestão coerente. Além disso, se o protocolo foi renovado, só com fortes razões justificada e indeminizações adequadas poderia este acordo ser dissolvido.
Célia C. Provavelmente a desculpa será a crise. Mas possivelmente a razão será para poder encaixar mais um "job for the boys" . Podridão. Porque um povo, ao contrário do que se diz, não se quer culto nem instruído, pois assim torna-se mais inteligente e mais perigoso.
Sérgio G. É fundamental não se perder o que de importante foi sedimentado. A continuidade toma aqui a dianteira. Continue-se, As flores dão frutos na árvore, há mãos disponíveis para apanhá-los. E saborea-los. Há lá gesto mais nobre?
Isabel M. Vergonhoso!
Monica L. É muito triste quando sao as nossas crianças a pagar pelos erros de adultos! Deviamos evitar a todo o custo que elas sentissem sequer os efeitos mais negativos desta crise. Houve dinheiro para renovar o nosso mercado, para fazer inauguracoes apressadas em periodo pre eleitoral mas a que custo???? Será o CAE o centro de espectaculos so para algumas individualidades "vip" da nossa cidade? É de facto muito triste! Ao menos tentem angariar fundos para dar continuidade ao projecto com um espectaculo de Natal, quem sabe o Ataíde fadista possa vir tambem para ajudar o Ataíde presidente a fazer melhor figura!
Bruno P. Porque a cultura deve ser sempre um investimento.
Patrícia C. Não façam mal a quem só faz bem... A Corpodehoje representa os bons valores que a nossa sociedade esqueceu, é mais do que uma escola de artes, é uma escola da vida. Quem me dera que toda a gente fosse, pensasse e agisse como a querida Ana Borges, certamente o mundo seria um local muito mais unido e bom!
Sergio S. O problema é poder continuar a trabalhar con ese equipo gestor. Eles sao o que deverían desaparecer.
Rui G. Há anos que tenho acompanhado o trabalho da Corpo de Hoje. E considero que este tipo de trabalho é importante para tornar as pessoas mais felizes. Ensinar e fomentar o bem estar através das artes performativas é uma causa que eu acredito e que desde muito cedo acreditei. Tenho acompanhado alguns projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas. O que acontece por vezes é que esses projetos são interrompidos repentinamente e unilateralmente, por razões pouco claras. Espero que esta petição contribua para que haja mais rigor no acompanhamento de projetos comunitários.
José F. Assino pela associação cultural "Corpo de Hoje" e contra uma decisão arbitrária, prepotente e 'manigante' de uma Câmara Municipal recém-eleita que pelos vistos não mede os fins nem olha a meios para os atingir.
Paulo M. O meu nome é Paulo Morais estive em residência artistica na Figueira da Foz através da Corpo de Hoje. Sucintamente gostaria de dizer que durante a minha residência deparei-me com varias ações do C.A.E que afetaram a corpo de Hoje diretamente e algumas em relação á minha residência. Em Relacão á minha residência houve varios pedidos tecnicos feitos da minha parte através da C.D.H que até aos ultimos dias não foram efetuados, só depois de muita pressão á ultima da hora é que foram parcialmente efetuados o que atrasou bastante a minha apresentação e criou-me alguns problemas práticos do que apresentei .
Rita D. Nem consigo perceber como é que estas coisas acontecem...
Mireya A. indignante!!
Angela B. É lamentável o que se está a passar neste momento. Mas vindo da entidade que vem nada me espanta...
Ana G. Atitude vergonhosa.
Roseli C. A favor da continuidade do protocolo
Regina R. A corpo de hoje é uma instituição competente e muito necessária na difusão das artes do corpo. Espero que assim siga o trabalho importante deste orgão!
solange l. É o que dá câmaras incultas, ignorantes e corruptas... e por isso a cidade é um deserto, ou em contrario, é um mar de nada com uma brisa de mediocridade... quem tenta fazer alguma coisa rapidamente é expulso, como é regra geral no nosso país de treta.
Maria H. Todas as comunidades devem ter direito ao desenvolvimento e crescimento de atividades culturais.

Assinaram a petição
363 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição