Torre da Péla, Património Classificado ao abandono
Para: Assembleia da República, Câmara Municipal de Lisboa, Direção-Geral do Património Cultural, Centro Nacional da Cultura, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Todos os que genuinamente defendem a preservação do Património têm que ter voz ativa neste processo para manter vivas as nossas referências históricas, bem como as diferentes estratégias levadas a cabo pelos governantes, em cada época.
Efetivamente, trata-se de vestígios de construção medieval que tinha sido erigida junto à muralha da "Cerca Fernandina", entre duas torres que ali existiram, espaço onde se exercitava o "Jogo da Péla", situada na encosta do Largo Martim Moniz.
"A Torre da Péla está inserida no Programa de Recuperação e Restauro da Muralha de Lisboa, o qual já se encontra em curso por iniciativa do Município e abrange o vasto perímetro das fortificações com muitos elementos a preservar e a valorizar,(...)".
Sendo Património classificado, este bem cultural é tutelado pela Direção Geral do Património e Câmara Municipal de Lisboa.
Queremos sensibilizar a Sociedade Civil, para a degradação que aqui é diariamente visível, incluindo aquela que é provocada e acelerada pela intervenção intencional (depósito de lixo, colónia de pragas, graffitis, dejetos…).
Apesar das constantes promessas feitas pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Direção Geral do Património, nada foi visivelmente feito pela referida reabilitação, cuja degradação de diversa natureza aumenta de dia para dia, afetando a sua estrutura secular e colocando em risco a segurança das pessoas que residem nos edifícios contíguos e de todos os que ali circulam.
Basta de esquecimento, de improvisos, assim como ignorar e não dar conta do nosso Património.
Junta-te a nós, vamos devolver e dar a merecida dignidade à Torre da Péla.
Maria Helena Peixoto
Elói Barros
|
Assinaram a petição
225
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|