Pelo fim da abertura da Ponte Móvel de Leixões durante as horas de ponta.

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex.ma Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL)

Ex.mos Senhores,

A abertura da Ponte Móvel de Leixões durante as horas de ponta, para conveniência da atividade portuária, cria diariamente uma situação de grande constrangimento para todos aqueles que utilizam esta importante via para atravessar o município. No caso daqueles que se deslocam a pé, de ciclomotor, ou em meios de mobilidade suave, não existe mesmo outra alternativa viável; e aqueles que se deslocam em viatura particular veem-se regularmente confrontados com a escolha entre uma desesperante espera ou optar pela infernal estagnação da A28 – via que também apresenta graves problemas de trânsito – situação à qual se soma o impacto económico, que nos dias que correm assume particular gravidade tendo em consideração o atual custo dos combustíveis; esta situação de efeito rolha no trânsito leva igualmente a uma aumento de emissões poluentes no centro urbano, agravando a degradação da qualidade do ar numa zona densamente habitada.

O que propomos:

Temos consciência de que a situação supramencionada não é nova, mas certo é que continua sem solução, motivo pelo qual vimos por este meio requerer à Câmara Municipal de Matosinhos, à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e ao Governo de Portugal,a fixação de janelas horárias que garantam que não haverá interrupção ao trânsito pedonal, ciclável e rodoviário durante os períodos de maior fluxo, de forma a mitigar o impacto em matéria de mobilidade.

Sugerimos os seguintes períodos para implementação das referidas janelas:

• 7:30 – 9:00
• 17:30 – 19:00

* de segunda a sexta-feira, excluindo fins de semana e feriados.

A Associação Viver Matosinhos e todos os signatários desta iniciativa agem unicamente com o interesse de garantir um maior equilíbrio entre a atividade portuária e as necessidades de mobilidade dos utilizadores, equilíbrio esse que contribuirá em grande medida para uma melhoria na qualidade de vida da população e nas condições de mobilidade do concelho, motivo pelo qual estamos seguros de que a nossa proposta receberá a Vossa melhor atenção e consideração.

Pelo fim da abertura da Ponte Móvel de Leixões durante as horas de ponta., para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex.ma Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) foi criada por: Associação Viver Matosinhos.
Esta petição foi criada em 20 junho 2022