Pelo direito a legendagem e dobragem em português de Portugal

Para: Exº Sr Presidente da Assembleia da República

As variantes portuguesa e brasileira da nossa língua são demasiado diferentes para que se possa aceitar legendagem e dobragem (nos casos em que tal exista) em português do Brasil. As plataformas de streaming facturam milhões e nem se dignam respeitar o público -os seus clientes, aqueles que lhes pagam- disponibilizando legendas e dobragens na língua -ou variante de língua- de cada país.
Mesmo com grande conhecimento da variante brasileira da Língua Portuguesa, por vezes é difícil entender o que aparece nas legendas, sem falar da péssima qualidade das traduções que nos chegam.
Com a obrigatoriedade da legendagem em português de Portugal, não só se tornaria mais agradável e inteligível a visualização dos conteúdos disponibilizados, como se criariam postos de trabalho para tradutores/as, actores/actrizes de dobragem, técnicos/as de estúdio etc.
Nós, assinantes desta petição, solicitamos ao Exº Sr Presidente da Assembleia da República que leve o assunto à análise do governo e da assembleia, no intuito de colmatar esta grave falha, mais uma que contribui para o processo de degeneração que a nossa língua está a atravessar.
Precisamos de legislação!
NOTA IMPORTANTE:
Esta petição não tem como objectivo a implementação da dobragem. Relativamente a este aspecto, o objectivo pretendido é que, sendo dada, ao espectador, a opção de dobragem, uma das versões disponibilizadas deverá ser em português europeu.

Esta petição foi criada em 17 Abril 2023