Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo direito a legendagem e dobragem em português de Portugal, para Exº Sr Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Maria D. Em Portugal deve imperar a lingua portuguesa e não asa derivadas do português. Mais, o acordo ortográfico devia ser defenitivamente banido e queimado, como a aberração que é.
António T. Português de Portugal
Maria M. Também podiam acrescentar dobragem completa de documentários e aulas de dicção para quem faz a dobragem
JOSE S. CONCORDO EM ABSOLUTO COM O TEOR DESTA PEDIÇÃO.
Maria A. É vergonhoso o assassinato da nossa maravilhosa Língua Portuguesa, com o "Aborto Ortográfico"!
Luís F. Pela legendagem em português de Portugal.
Maria L. Perturba-me muito a falta de qualidade da nossa escrita, nas legendas, além de muitos erros gráficos que muitas apresentam.
Jorge N. Apoiado!
João M. Consideo o aberrante AO90 como o maior crime lesa-patria feito por um conjunto de portugueses que de lingua pouco perceebem
Manuel S. Eu assinava MIL VÊZES
Carlos S. Assinem também petições contra o aborto ortográfico, acordo cacográfico ou como lhe queiram chamar!
José P. É pena que esta petição, só aconteça agora! Ontem já vai tarde! Bem hajam.Melhores cumprimentos
Nuno C. O português é de Portugal, não é derivado do idioma do Brasil, portanto não pode a língua-mãe submeter-se a um dialecto promotor de bandalheira, a todos os níveis.
José L. Não há desculpa para as legendagens que não sejam em português de Portugal. O português com desvios línguísticos praticado em países outros não é português mas uma sua derivação. As regras do português escrito e falado são oficializadas com o aval das autoridades linguísticas portuguesas, únicos decisores nesta matéria. As eventuais derivações são isso mesmo: derivações.
Jose R. Todo o meu apoio a tão patriótica iniciativa. Honestamente porém, não vejo a massa amorfa em que se tornou essa outrora orgulhosa população portuguesa a mexer-se no sentido de dar a expressão necessária a este movimento que tanto se impõe !!!
Maria F. Devemos lutar pelo bom uso do português de Portugal. Isso é inegável! Contudo, as variantes de Angola, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de Timor-Leste deverão, também, ter estatuto próprio, como acontece com o inglês, o francês ou o castelhano. Fica ainda a RAE de Macau, que não deverá ser esquecida.
José A. Pessoalmente prefiro sempre ter os produtos na língua original e não dobrados, mas com as tecnologias hoje disponíveis é possível satisfazer diferentes públicos. Uma coisa é certa: Português nosso - sem a aberração do AO90 - nas legendas e nas dobragens.
Maria M. É horrível o que os brasileiros fazem. É gente sem cultura e muito superfina. Sou tradutora e guia de turismo e tenho sempre problemas com eles.
Maria F. Não aceito o acordo ortográfico nem que apresentem programas públicos e dobragens em brasileiro: estamos em Portugal.
Carlos S. Português de Portugal

Assinaram a petição
166 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição