PELA REQUALIFICAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA LINHA DO VALE DO VOUGA

Para: Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia da República; Excelentíssimo Sr. Primeiro Ministro; Excelentíssimo Ministro do Planeamento e Infraestruturas

O transporte ferroviário é um meio facilitador de coesão territorial, bem como social e económica. De facto, a história tem provado que a facilidade de mobilidade das pessoas entre localidades garante o desenvolvimento de condições favoráveis à fixação delas mesmas e de setores económicos diversos.

Os sucessivos governos têm sacrificado o direito ao transporte e à mobilidade através da asfixia do investimento que conduziu à degradação da oferta, das infraestruturas e material circulante, à redução do número de trabalhadores abaixo dos mínimos operacionais e ao aumento de preços.

A reivindicação da modernização e requalificação da Linha do Vale do Vouga tem tido expressão em tomadas de posição de municípios abrangidos e também na aprovação de uma resolução da Assembleia da República cujas recomendações continuam a ser desrespeitadas.

Na convicção de que a defesa da requalificação e modernização da Linha do Vouga impõem um investimento fundamental para o desenvolvimento regional os abaixo assinados exigem:
A concretização da resolução da Assembleia da República que contempla a Requalificação e Modernização da Linha do Vale do Vouga na sua totalidade podendo assim servir as suas populações, nomeadamente de Aveiro-Águeda- Espinho, dando prioridade à ligação Sernada do Vouga-Oliveira de Azeméis;

PELA REQUALIFICAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA LINHA DO VALE DO VOUGA, para Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia da República; Excelentíssimo Sr. Primeiro Ministro; Excelentíssimo Ministro do Planeamento e Infraestruturas foi criada por: Comissão de Utentes da Linha do Vale do Vouga.
Esta petição foi criada em 08 fevereiro 2020