Petição contra a alteração/ampliação do Palacete Rosa (Príncipe Real)

Para: Câmara Municipal de Lisboa, Assembleia Municipal de Lisboa

Considerando que a Praça do Príncipe Real é uma das praças mais bonitas de Lisboa, não só pelo seu Jardim romântico como pelo edificado que lhe serve de moldura, um edificado coerente cuja autenticidade importa preservar;

Considerando que o “palacete rosa” do nº 19 da Praça do Príncipe Real se encontra praticamente intacto na sua autenticidade desde a sua construção, mantendo a elegância neo-classicizante de meados do século XIX, a sua simplicidade e harmonia, e rematando na perfeição o quarteirão e a própria praça com as suas quatro fachadas de tipologia idêntica;

Considerando que o palacete em causa se encontra em bom estado de conservação e que o seu restauro não assume particular preocupação técnica nem implicará grande investimento;

Considerando que o projecto recentemente aprovado pela CML e pela DGPC, de alterações e ampliação, implicará a introdução de betão para reforço da estrutura do palacete, por forma a permitir a construção de um 2º andar e a colocação de elevadores;

Considerando que esse projecto implicará a alteração/destruição de estuques e pinturas com motivos decorativos românticos e neoclássicos, revelando assim uma reprovável atitude de indiferença perante os materiais de origem e os elementos decorativos da época, pouco consentânea com a reabilitação urbana que se pretenderia exemplar;

Considerando que a ampliação de 1 piso, replicando a fachada do 1º andar, e o crescimento da mansarda, elevando a cércea do edifício em 4,34 m, alterará por completo o palacete em causa, mas também a leitura da própria Praça e da sua envolvente, constituindo um precedente até agora não permitido;

Considerando que este palacete se encontra inscrito na Carta Municipal do Património, anexa ao Plano Director Municipal (22.03 Palacete / Praça do Príncipe Real, 19; Rua da Escola Politécnica, 1; Rua Cecílio de Sousa, 96), o que implica, portanto, que o projecto em causa desrespeite o critério da autenticidade defendido pelo PDM;

Apelamos ao Senhor Presidente da CML e aos Senhores Deputados Municipais para que anulem a aprovação do projecto e o mesmo seja reapreciado à luz do exposto nesta petição, de modo a não se destruir um palacete como o presente, possamos manter o Príncipe Real e Lisboa o mais autênticos possível.

Os abaixo assinados

Esta petição foi criada em 04 Fevereiro 2020