Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Fim das Matérias Perigosas a circular por Alpedrinha

Para: Exmo. Sr. Ministro da Infra-Estruturas e Habitação de Portugal

Exmo. Senhor Ministro das Infra-estruturas e Habitação de Portugal

A vila de Alpedrinha é composta por um edificado antigo e é atravessada pela estrada nacional 18, com uma faixa de rodagem que não permite a circulação simultânea de duas viaturas pesadas. Tem uma população idosa numerosa, um lar de idosos no interior da vila junto ao local de maior dificuldade de circulação e tem diariamente crianças que, depois de saírem da escola, utilizam e permanecem junto á referida EN18, já que tem ensino desde a Creche ao 12º Ano. Acresce que a EN18 até ao Fundão, é uma via sinuosa, onde no Inverno se acumula gelo, tornando a circulação de viaturas pesadas perigosa. Acresce ainda que as recentes intervenções na pavimentação da EN18 dentro de Alpedrinha, com subida da cota da via, tornaram incómodo e perigoso o acesso às soleiras de muitas casas.
Aquando da construção do túnel da Gardunha a Vila de Alpedrinha sofreu impactos ambientais, nomeadamente diminuição e desvio de caudais das nascentes de água e impactos visuais significativos. Era suposto o desvio de veículos pesados da EN18 ser uma mais-valia que compensaria os impactos negativos, com a diminuição geral do tráfego e a melhoria das condições de vida para os residentes, visitantes e turistas.
Lembramos que Alpedrinha é uma Vila com um Património reconhecidamente valioso e um potencial turístico relevante. Valências parcialmente comprometidas pelo brutal impacto que a circulação de veículos de grandes dimensões provoca no dia-a-dia da Vila.
A relevância deste património é confirmada pela decisão do Governo actual - Anúncio n.º 204/2019 de 30 de outubro de 2019, com o Projeto de decisão relativo à classificação como conjunto de interesse público (CIP) da Zona Histórica de Alpedrinha, em Alpedrinha, freguesia de Alpedrinha, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, e à fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP)
É neste contexto que os abaixo-assinados pretendem e esperam a intervenção de V. Exa. Srº Ministro, no sentido de impedir a circulação em Alpedrinha de veículos que transportam materiais perigosos. Está em causa a segurança de: pessoas e bens numa Vila onde habitam cerca de mil pessoas; todas as pessoas das freguesias vizinhas que utilizam diariamente os serviços da Vila como o Ensino; de todas as pessoas que utilizam diariamente a EN18 para se deslocarem.
Esperamos igualmente que V. Exa. e os organismos competentes não adiem a resolução deste tema, evocando necessidade de mais estudos, pois estaríamos a prorrogar uma situação cuja perigosidade está há muito tempo aos olhos de todos, assim como estaríamos a comprometer o desenvolvimento harmonioso da vida em Alpedrinha e a segurança de todos os que apesar de não residirem na Vila utilizam os seus serviços e a EN18 como forma de se deslocarem.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 17 janeiro 2020
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
123 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.