Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição contra a construção da VLS em Laveiras e Caxias

Para: Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, vereadores, deputados municipais

O traçado previsto para o Viaduto de Laveiras/VLS conduz o trânsito a um espaço exíguo – 14 metros – entre a Rua Carlos Pereira e a Naturidade, uma unidade de cuidados continuados, culminando numa rotunda na Estrada do Murganhal, para onde confluirá todo o tráfego automóvel.
Trata-se de uma zona já muito perturbada pelo ruído da A5, além de que o Centro Naturidade é uma unidade de cuidados intermédios e paliativos que acolhe pessoas doentes em situação de grande vulnerabilidade. Acresce que a via rodoviária principal vai passar pelo centro do Bairro do Murganhal, com implicações significativas em termos da qualidade ambiental, segurança e vida social dos seus habitantes. Note-se, por exemplo, que, na Rua Carlos Pereira, há uma escola primária frequentada pelas crianças do bairro.
Sobretudo, a construção da VLS não resolve o problema principal, o acesso à A5.
Como não estão previstos novos acessos à A5 por parte da Infraestruturas de Portugal, o que a VLS fará é desviar tráfego do nó de acesso pago que existe junto ao Oeiras Parque para o nó de acesso seguinte, junto ao Estádio Nacional. Dado que não haverá alteração das vias existentes nesse nó, o estrangulamento de tráfego manter-se-á, piorando o actual engarrafamento que ocorre entre as 7:30 e as 9:30 da manhã.
A construção da VLS, tal como está prevista, terá um impacto muito negativo no quotidiano dos moradores de Caxias, os quais passarão a ficar sujeitos a níveis acrescidos de poluição, incluindo sonora, em particular os moradores nos bairros da Pedreira italiana, Laveiras e Murganhal. Estes últimos terão um problema de segurança rodoviária acrescido já que a via rápida passará no meio do seu bairro, destruindo toda a vida comunitária.

Os signatários desta petição protestam veementemente contra a construção da VLS tal como está prevista. Peticionam ainda seja respeitado o desejo de participação, por parte dos moradores, na discussão pública relativa a este projecto e pedem que toda a informação sobre o traçado, incluindo os necessários estudos ambientais e relativos a ruído, lhes sejam facilitados.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
378 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.