Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Arrendamentos ao ano acessíveis no Algarve

Para: Ex.mo Sr Presidente da Assembleia da República

No Algarve está cada vez mais difícil arrendar um apartamento ou casa por um valor que um cidadão com um salário mínimo, ou mesmo quem receba um salário de mil euros, consiga suportar!
No Algarve reina o arrendamento para férias durante o verão e nos meses de inverno os imóveis são arrendados de Setembro/Outubro a Maio/Junho/Julho! Como isto acontece, há muito poucos imóveis para arrendar ao ano, o que faz com que os preços que os senhorios pedem pelas suas propriedades sejam exorbitantes, por exemplo pedem entre 600 a 700 euros por um T1! De acrescentar que as áreas mais afetadas são as zonas residenciais de Quarteira, Albufeira, Armação de Pêra, Loulé, Faro, etc.. Mesmo que se queira viver fora destes centros urbanos, em zonas mais periféricas, nas quais os preços são ligeiramente mais baixos, acresce o valor das deslocações diárias privadas para o emprego e escolas devido à escassa e caríssima rede de transportes públicos, que funciona pessimamente!
É certo que os impostos altos pagos pelos senhorios que alugam ao ano não ajudam a baixar o preço das rendas e o facto de os senhorios que alugam para férias não passarem recibo também não! Uma sugestão seria que estas rendas pagas para férias passassem a ser descontadas no IRS, assim os inquilinos temporários não hesitariam em pedir recibo, o que provavelmente iria mudar a mentalidade dos senhorios em relação ao alojamento local! O governo também deveria baixar bastante a percentagem dos impostos do arrendamento de longa duração no sentido de o promover, fiscalizar ativamente e aumentar os impostos sobre alojamento local!
Com esta petição, queremos que a Assembleia da República debata e faça algo em relação a uma situação que se está a tornar insustentável no Algarve! A maioria das pessoas não tem onde viver ou como subsistir porque não consegue pagar as rendas altíssimas que os senhorios pedem pelas propriedades que alugam ao ano e ter dinheiro para os bens de primeira necessidade! Para além disso, muitos indivíduos deixam os seus postos de trabalho e migram para outra área do país, uma vez que não encontram habitação, e quando encontram, não conseguem pagar as rendas altas!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
714 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.