Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PERMANÊNCIA DO PADRE RICARDO ESTEVES NAS PARÓQUIAS DE SEIXAS, LANHELAS E VILAR DE MOUROS

Para: pessoas

As comunidades católicas das freguesias de São Pedro de Seixas, São Martinho de Lanhelas e Santa Eulália de Vilar de Mouros, foram surpreendidas com a triste comunicação feita pelo Sr. Padre Ricardo Esteves que, por ordem e decisão de V. Exª, o mesmo teria de abandonar já no próximo mês de setembro as paróquias atrás citadas.
A comunicação deixou a todos em choque na medida em que estas 3 paróquias consideram o Padre Ricardo Esteves não só “o SEU PÁROCO”, mas também o amigo que está sempre pronto para ajudar e dar uma palavra de conforto nas horas difíceis.
O Padre Ricardo Esteves está perfeitamente integrado nas paróquias e durante os últimos 10 anos em que esteve à frente das mesmas, conseguiu agregar e chamar muitos cristãos que, embora o sendo, estavam afastados da igreja.
Não nos conformamos com esta decisão e lutaremos até ao fim para que a mesma seja revogada.
Assim sendo e tendo em conta o direito de petição, individual e coletiva, na qual observamos o direito de sermos ouvidos na forma oral ou escrita;
Atendendo ao direito que nós fiéis temos à liberdade de expressão e de opinião pública dentro da Igreja, com todo respeito e reverência devidos às autoridades hierárquicas da Santa Igreja.
Com base no Cânon 212, § 2º: " o qual diz que "os fiéis, segundo a ciência, a competência e a proeminência de que desfrutam têm o direito e mesmo, por vezes, o dever de manifestar aos sagrados Pastores a sua opinião acerca das coisas atinentes ao bem da Igreja, e de a exporem aos restantes fiéis, salva a integridade da fé e dos costumes, a reverência devida aos Pastores, e tendo em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas." SIC
Vimos junto de V. Exª Sr. Bispo, expor o seguinte:
Nós, os paroquianos abaixo assinados, vimos por este meio comunicar-lhe que não vemos com bons olhos e estamos revoltados com o anuncio do afastamento do Sr. Padre Ricardo Esteves das nossas paróquias.
Não nos conformamos e pedimos que V. Exª repense e volte atrás na decisão de transferir o Sr. Padre Ricardo Esteves para outra paróquia.
Queremos que ele permaneça à frente das obras sociais e projetos que tem vindo a desenvolver junto da comunidade, e que são muitos, sendo os mesmo transversais a todas as idades, com especial destaque para os jovens sendo ele inclusive o Presidente da Direção do Grupo de Jovens de Seixas que muito trabalho tem desenvolvido junto da comunidade.
Existe em nós, fiéis, a preocupação de acontecer com estas Comunidades Paroquiais, o mesmo que já aconteceu com outras paróquias, onde não há trabalho de continuidade com este processo de transferência de padres. Não é isso que queremos para as nossas comunidades cristãs.
Somos Igreja em unidade com a Igreja, e entendemos a singularidade do trabalho realizado nestas Comunidades Paroquiais, que trouxe tantos jovens e famílias para junto de Deus, graças ao trabalho do nosso pároco Ricardo Esteves.
Por tudo isto e muito mais, os paroquianos abaixo-assinados, pedem uma vez mais ao Sr. Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, que mantenha o Sr. Padre Ricardo Esteves à frente como pastor, administrador e pároco das Paróquias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros, pois com a Sua decisão em o retirar para outra paróquia, corremos o risco de vermos afastados muitos fiéis, principalmente jovens que vêm no Sr. Padre Ricardo um exemplo de bondade e solidariedade para com os outros.
Reconhecemos e agradecemos tudo que o padre Ricardo Esteves tem feito por estas paróquias, pelas famílias, pelos jovens e pelas crianças. Acreditamos que muito mais há e está disposto a fazer.
Queremos que continue a traçar conosco este caminho de fé que ao longo de 10 anos construímos juntos.
Certos da Vossa atenção, pedimos uma vez mais que repense e volte atrás na decisão da saída do Senhor padre Ricardo Esteves e que ele possa permanecer à frente como Pastor das nossas paróquias. Anseios verificados e confirmados pela População local que através da assinatura desta petição manifesta o desejo que o Padre Ricardo Esteves continue à frente dos trabalhos pastorais.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.004 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.