PATERNALISMO E DIETA FORÇADA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Para: Trabalhadores do SNS, deputados da Assembleia da República e cidadãos em geral

PATERNALISMO E DIETA FORÇADA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
APÓS O DESPACHO N.º 11391/2017, DE 28 DE DEZEMBRO-2018

SABIAM QUE FOI TUDO PROIBIDO?? A SÉRIO!!!
SÓ QUE QUEM DECIDE A NOSSA DIETA SOMOS NÓS E NÃO PODEMOS ACEITAR QUE A COZINHA TRADICIONAL PORTUGUESA TENHA SIDO TODA PROIBIDA!!
NEM UM CROQUETE NEM UM SIMPLES PASTEL DE BACALHAU...
AOS PROFISSIONAIS E VISITANTES DO SNS JÁ SÓ LHES RESTA O PÃO SEM SAL E OS BOLOS SEM AÇUCAR!!

COMENTÁRIO À PROPOSTA MINISTERIAL
Do D.R.:«1. Critérios nutricionais utilizados para a definição do conjunto de alimentos a NÃO disponibilizar nas instituições do Ministério da Saúde:

• Valor energético superior a 250 kcal por porção de género alimentício. ABSURDO – exemplo só podem vender-se mini chocolates até 30g!!!

• Quantidade elevada de açúcar (superior a 16 g de açúcar por 100 g e 7 g de por 100 ml) (excluindo o açúcar contido naturalmente na fruta, nos hortícolas e lacticínios). Tiram o açucar, aumentam a farinha…

• Teor de lípidos superior a 30-35% do valor energético total, ou superior a 10 g por 100 g. As melhores receitas para o lixo. Folhados, bolos, croquetes, pastéis de bacalhau…tudo proíbido!

• Teor de ácidos gordos saturados superior a 10% do valor energético total e de ácidos gordos trans superior a 2 g por 100 g de gordura. Como avaliam?!

• Teor de sal superior a 0,9 g por 100 g de alimento/bebida.». Agora só pão sem sal

A REALIDADE: Não são dietas hospitalares, são imposições feitas aos que trabalham ou visitam o SNS.
Aprovamos a oferta de alternativas hipocalóricas para quem as desejar mas, rejeitamos esta REPRESSÃO.

Este despacho constitui um INSULTO aos que trabalham no SNS e é anticonstitucional.
Quem legislou mantem ao seu dispor o bom serviço dos bares da Assembleia da República!

A REAÇÃO: os clientes fugiram e encomendam comida ao domicílio …era isto que queriam???

O Centro Hospitalar de Lisboa Central, onde alguns subscritores desta petição trabalham, era servido por uma das melhores pastelarias de Lisboa (Versailles para que conste). Fez um esforço substituindo as suas iguarias por miseráveis imitações mas a clientela fiel debandou… NÃO MERECIAMOS E NÃO HÁ DIREITO!
nota - incluímos numero BI/CC para poder ir até à A.R.

Esta petição foi criada em 13 Junho 2019