Pedido de demissão - Manuel Morais: Vice Presidente ASPP/PSP

Para: ASPP/PSP - Associação Sócio-Profissional da Polícia de Segurança Pública

Ex.mo Senhor Paulo Rodrigues
Presidente da ASPP/PSP,

Na qualidade de sócio do sindicato a que presides, e querendo representar (de forma gratuita e despretenciosa) os sentimentos de indignação e mágoa de todos os elementos da PSP, também eles sócios, ou não da ASPP/PSP, bem como todos os nossos cidadãos que desempenhem funções nas mais variadas forças de segurança ou policiais (GNR, PJ, SEF, PMun, etc), venho solicitar-te que o (Dr.) Manuel Morais seja demitido das funções de Vice Presidente da ASPP/PSP, de acordo com os seguintes fundamentos:

- exerço funções na PSP há cerca de 20 anos; visto diariamente um uniforme que me deixa orgulhoso; partilho o meu dia/ano com centenas de outros colegas, das mais variadas forças policiais; respondo a ocorrências das mais variadas complexidades; corro perigos; auxílio e sou auxiliado por colegas quando em apuros; há alturas em que tenho vergonha das condições de trabalho que nos dão; sinto uma angústia quando recebo a folha de vencimento no fim do mês; sou muitas vezes tratado como um "ser inferior" quando entro nos tribunais; enfim, muito mais poderia dizer;
- contudo, e se há algo de que me orgulho, é de ter a consciência que jamais tratei um cidadão de forma diferente por este pertencer a qualquer etnia ou ter uma cor diferente da minha. Jamais tratei de forma desumana ou injusta qualquer cidadão por ter uma cor diferente da minha. E o curioso, é que por entre dezenas e centenas de colegas com quem trabalho diariamente, nunca tal vi acontecer. Mesmo nos tempos de juventude, em que percorria os típicos bairros da Amadora, onde éramos apredejados e cuspidos, como se fôssemos excremento. Mesmo aí, nunca vi ninguém usar da condição policial para ser arrogante, xenófobo ou racista. Durmo, até hoje, com a consciência tranquila de saber que do meu lado, estão milhares de polícias, de várias fardas, que partilham do mesmo sentimento. Seremos dezenas de milhar. Orgulhosamente, dezenas de milhar.
- em todos os lados há pessoas menos válidas; se na nossa PSP essa percentagem estiver abaixo de 1%, o VP Manuel Morais estará a mais na nossa polícia, porque ainda não percebeu que a essência de ser polícia não está na violência.
- há cerca de 1 ano atrás, o VP da ASPP/PSP, Manuel Morais, divulgou um estudo académico que tenta provar a existência de polícias racistas; à data, estas notícias coincidiram (por mera casualidade), com o caso mediático que enxovalhou na praça pública muitos dos nossos irmãos de Alfragide.
- agora, e depois da leitura da sentença dos nossos irmãos, sabendo nós que nenhum crime de racismo, tortura ou xenofobia teve condenação, vem o mesmo Manuel Morais constituir-se peça fundamental de uma peça televisiva da SIC, onde vem, uma vez mais, afirmar que os polícias são racistas e xenófobos, não só na PSP, mas como no seio dos nossos outros irmãos polícias. Uma vez mais, pasme-se, o "timing" da peça televisiva seguramente é mera coincidência com a leitura da sentença do caso de Alfragide.

Assim, e pelo exposto, senhor presidente Paulo Rodrigues, gostava de colocar duas questões, que pretendo ver esclarecidas pela direcção a que preside:
1ª - O senhor presidente da ASPP/PSP tem/teve conhecimento das entrevistas do seu vice presidente Manuel Morais? Deu autorização a que o mesmo desse as entrevistas na qualidade de vice presidente da ASPP/PSP?
2ª - A ASPP/PSP revê-se nas afirmações do Vice Presidente Manuel Morais?

E por último, na qualidade de associado, informo que não aceito ter na direcção do sindicato mais representativo da PSP, nem aceito poder ser representado perante qualquer outra instituição, por um elemento que demonstra e revela total desconhecimento da honestidade humana e policial dos seus pares; portanto, nós, os abaixo-assinados, solicitamos à direcção da ASPP/PSP, que se demarque imediatamente de todas as afirmações do seu vice presidente Manuel Morais, e lhe retire a confiança para o desempenho do cargo, demitindo-o imediatamente. Entendemos que as buscas incessantes de auto-promoção pessoal não têm lugar na luta diária da nossa classe.

Pedimos a todos os sócios da ASPP/PSP que indiquem a sua qualidade de associado, e se algum elemento policial, independentemente da instituição que pertença, quiser assinar a petição, que o faça, indicando apenas o acrónimo da sua casa (Ex: GNR, ou SEF, etc)

Pela reposição do bom nome de todos os profissionais de polícia, que não são, não defendem, e abominam o racismo, a xenofobia, e todos os tipos de tratamentos degradantes e humilhantes dos seus concidadãos, e pautam a sua vida pessoal e profissional pelo escrupuloso cumprimento da lei, pedimos a vossa melhor atenção para a petição que aqui se apresenta.

Portugal, 23 de Maio de 2019

Esta petição foi criada em 23 maio 2019