Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Carta aberta pela dignidade das ciências sociais e humanas no Brasil

Para: Autoridades responsáveis pela política científica do Brasil

CARTA ABERTA PELA DIGNIDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NO BRASIL, EM SOLIDARIEDADE COM COLEGAS E INSTITUIÇÕES, E EM REPÚDIO DA POLÍTICA DE ASFIXIA MORAL E FINANCEIRA.


A Sociedade Portuguesa de Filosofia, a Associação Portuguesa de Sociologia e a Associação de Portuguesa de Antropologia têm acompanhado, com apreensão cívica e consternação intelectual, a degradação profunda da situação pública a que estão a ser sujeitos nas áreas científicas que representamos colegas do Brasil, suas instituições e mecanismos de trabalho.

Repudiamos a recriminação ideológica e desqualificante de colegas por serem historiadores, filósofos, sociólogos, antropólogos, ou, de forma mais genérica de Humanidades e Ciências Sociais. É uma gravíssima cedência ao obscurantismo e que ganha contornos persecutórios civicamente inadmissíveis ao ser protagonizada pelos mais altos responsáveis do governo federal do Brasil, a começar pelo próprio Presidente da República e pelo próprio ministro que tutela a ciência.

Como notava um dos mais prestigiados e influentes intelectuais que o Brasil deu ao mundo, Paulo Freire, o óbvio tem de ser repetido, por óbvio que seja, para que não seja esquecido. Não há sociedades livres sem pensamento livre e não há pensamento livre limitando, condicionando ou vigiando a actividade científica das Ciências Sociais e Humanas.

Vimos assim, os abaixo-assinados, instar as autoridades responsáveis no Brasil a que, com a máxima urgência, seja interrompido o bloqueio orçamental à Universidade Federal da Bahia (UFBA), à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade de Brasíla (UnB), bem como a asfixia moral, política e financeira em curso das actividades docentes, de investigação e de transferência de conhecimento nas áreas científicas das Ciências Sociais e Humanas.

Convidamos à subscrição pública desta carta aberta instituições, colegas, cidadãos.

Associação Portuguesa de Antropologia (APA)
Associação Portuguesa de Sociologia (APS)
Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF)



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.167 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.