Ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde
C/c:
*Partidos Políticos representados na Assembleia da República
*Senhor Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP
*Senhor Director Executivo ACES
Os abaixo-assinados, quer residentes na União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda, Concelho de Almada, quer Utentes do Centro de Saúde da Vila da Charneca de Caparica, localizado na Rua Henrique Santana 12, Palhais, 2820-225 Charneca de Caparica, solicitam a Vossa Exª, e às 2 USF’s (Charneca do Sol e Nova Caparica) que passem URGENTEMENTE a funcionar de modo a atender às reais necessidades da população local, que tem vindo a crescer a olhos vistos, e que precisa de:
1) Médico de família para cada um dos Utentes, pois, apesar de se tratar de USF’s existem alguns milhares sem médico de família!!!
2) Consultas atempadas para todos os Utentes, uma vez que existem milhares com médico de família mas sem direito a consulta quando dela necessitam!!!
3) Simplificação/agilização do processo de marcação de consultas via net, e especialmente por telefone (neste momento e desde há bastantes meses é praticamente impossível contactar o Centro de Saúde via telefone) uma vez que a faixa da população da Charneca que mais carece de cuidados do SNS, está muito envelhecida para formar fila de madrugada e chegar ao fim sem direito a consulta por “falta de agenda” dos poucos médicos aqui existentes!!!
4) Alargamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde até às 20h00, com um período de atendimento para situações de urgência/agudas (à semelhança do que acontecia até há poucos anos atrás).
5) Atendimento eficiente por parte dos Serviços Administrativos.
6) Alargamento do número de USF’s de 2 para 3, uma vez que as 2 existentes são e serão manifestamente insuficientes mesmo quando a dotação planeada de recursos humanos (médicos, enfermeiros, pessoal administrativo e pessoal auxiliar) se vier a efectivar!!!
Sendo o acesso ao SNS um direito constitucional, na expectativa de sermos ouvidos e resolvido a curtíssimo prazo o caos presente, encaminhamos este documento em ___ folhas numeradas e assinadas em duas vias que serão protocoladas no Gabinete de Sua Excelência.
Charneca de Caparica, 29 de Janeiro de 2018
CUSCC (Comissão de Utentes de Saúde da Charneca de Caparica)
email:
[email protected]