Agência Europeia de Medicamentos (EMA): Não ao Centralismo!

Para: Cidadãos Portugueses

O Governo apregoa a descentralização e a coesão territorial, mas voltou a candidatar Lisboa para ser a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Lisboa é já sede de duas agências europeias: o Observatório da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima. Um dos critérios principais para a escolha desta sede é o critério da distribuição geográfica (geographical spread). Ora, nenhuma cidade europeia tem mais de 2 agências. As possibilidades de Lisboa são mínimas. Portugal possui outras cidades com todas as condições para receberem a sede da EMA: por exemplo, Porto ou Braga (com forte presença industrial, científica e universitária na área da saúde). Ambas possuem património edificado mais do que suficiente e apropriado à instalação de serviços desta Agência. Outros pontos fortes são também as infraestruturas de educação, a oferta de serviços de saúde e de apoio social e as oportunidades de trabalho para os funcionários e respectivas famílias. A proximidade a Aveiro, à sua rede industrial e universitária, e a Coimbra, onde está um outro pólo crucial na área da saúde. Em defesa de Portugal, da integração europeia e do valor da coesão territorial!

Esta petição foi criada em 13 Junho 2017
4.874 Pessoas