ProjetoMaes - licença de aleitamento até aos 3 anos

Para: Sociedade

Objetivo - Alargamento da licença de aleitamento em vigor (até um ano das crianças) para os três anos das crianças.

Tenho um filho com 3 anos e meio e uma filha com 9 meses. O que adoraria ter podido apoiá-lo como tenho feito nos últimos tempos, primeiramente por licença de maternidade e agora por estar a trabalhar com o horário reduzido.

Os 3 anos são um marco, ponto de viragem, tão importante no desenvolvimento das crianças (se o Dr. Mário Cordeiro me desse uma força nestas linhas…).

Desde a independência que criam a uma velocidade estonteante e até mesmo à resistência que vão criando em relação às doenças, são claramente pontos que qualquer um concordará que realmente até aos 3 anos as crianças necessitam de uma maior, mais atenta e redobrada atenção.

Conseguindo uma redução de horário não apenas até ao 1 ano de idade mas sim até aos 3 anos seria, a meu ver, uma grandiosa mais valia a diversos níveis.
A ideia pareceu-me tão complexa que tentei subdividir o que acho verdadeiramente sobre o assunto nos seguintes pontos:

Ótica da criança
O acompanhamento e amor que se tem ao longo da vida é crucial para um bom crescimento, se nuns primeiros tempos se poder potenciar esse acompanhamento tanto melhor.
Ver óptica da mãe :)

Ótica da mãe
Estar mais tempo com os seus filhos, por exemplo, poder ir buscá-los mais cedo. Não ter de ficar apenas com as ditas horas das birras, pois eles também se cansam e o fim do dia é isso mesmo um fim e não um tempo que decorre entre um princípio e um fim.

Poder ter tempo para ir ao supermercado entre os horários do trabalho e os horários das crianças.
No caso de ficarem doentes (e podendo) é mais fácil tentar arranjar alguém que fique algumas horas com eles.. para a mãe também não será apenas ao fim de um dia inteiro de trabalho que poderá voltar a estar com o seu filho adoentado.

Ótica da escola
Ter pais mais atentos ao desenvolvimento dos filhos o que gera um maior bem estar das crianças e consequentemente do seu comportamento na escola, gerando uma melhor aprendizagem.

Ótica da empresa
A redução de horário embora penalizadora em termos de custo por hora, proporciona uma motivação e sentimento de pertença da empresa para um bem comum, uma melhor sociedade.Todos sabemos que a produtividade está directamente ligada e em estreita relação com a motivação!

Ótica da sociedade
Maior apoio na educação, incentivando uma maior disponibilidade dos pais.

Muito mais que incentivar a natalidade é dotar a Mãe de mais tempo (esse tão escasso recurso) para estar em quantidade e qualidade com os filhos… a organizar a vida, sua e consequentemente dos filhos, da família… caso não se tenha parado para avaliar verdadeiramente o que uma Mãe faz (normalmente faz, às vezes completamente sozinha e outras com ajudas, mas faz) passo a descrever as profissões que normal e diariamente uma Mãe executa:

• organizadora de eventos (visitas de estudo, testes, presentes a comprar para festas, fatos a costurar para peças de teatro)
• fashion adviser
• chauffeur
• profissional no seu emprego propriamente dito
• moça de recados
• governanta
• empregada de limpeza
• engomadeira
• cozinheira
• e ainda babysitter

Falta aqui uma nota importante em relação a todos estes pontos, e mais alguns como mulher, filha, neta, irmã, amiga, que é aplicá-los à respectiva pessoa e não apenas ao número de filhos, isto é, uma Mãe de 3 crianças será 4 vezes organizadora de eventos, diariamente!

POR FAVOR permitam que as mães possam acompanhar os filhos até aos três anos!!
por favor, aprovem a lei/decreto/oquefor mas deixem-nos estar mais tempo com os nossos filhos.
deixem-nos ter mais tempo para estar, gozar e observar os nossos filhos, menos exaustas…
por favor… mas agora.. já já! O tempo urge e eles crescem…

Aurora d’Orey

PS:
1- Obrigada a quem escreveu o único artigo que a internet me forneceu para finalmente escrever o que há muito já aqui andava a mexer, desde que tinha ouvido as noticias no verão
2- Relativamente ao incentivo à natalidade, não acredito que este seja um argumento válido (espero sinceramente que ninguém vá por ai e por isto ter criancinhas… elas dão muito trabalhinho e não é só até aos 3 anos) para se ter mais crianças mas será certamente uma mais valia nas crianças “existentes”…
3- Mães que poderão eventualmente não concordar com o assunto, pensem no futuro, nos vossos eventuais netos. Para o caso de não quererem fazer uma viagem ao futuro basta não “ir a votos” a abstinência existe e deixa clara a sua ideia sem que para mais tenham de ser gastas palavras.
4- Pai”s”, leia-se, progenitores masculinos, isto não se trata de uma guerra anti pais, trata-se de uma vontade de criar uma família com mais amor, quer vocês estejam ou não na equação, mas se estiverem melhor! :)

Esta petição foi criada em 26 fevereiro 2016
2 803 Pessoas