Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Exames Nacionais de 12º com 1 dia de intervalo em Línguas e Humanidades 2015

Para: Governo, Ministério da Educação e Assembleia da República

Estamos habituados a que as coisas aconteçam, quando não à nossa frente, ao nosso lado, e deixa-mo-las passar sem nada fazer para as alterar-mos quando não concordamos com elas.
Em Portugal, a maioria dos adultos conforma-se, e quem não o faz desiste, ironicamente conformando-se com a noção da minoria a que pertence. A estagnação das situações leva ao cansaço pretendido por quem governa e, cansadas, as minorias juntam-se às maiorias, acabando todas por desistir.
Imaginemos agora, quanto contará a opinião dos filhos daqueles, cuja opinião e atitude já conta tão pouco.

Somos adolescentes, não digamos pré-adultos porque ninguém nos tem nessa consideração. Se os que cá estão há mais anos que nós mudaram tão pouco até hoje do que quiseram mudar, porque é que nós haveríamos de conseguir fazê-lo: este é não só o pensamento de quem não quer que algo mude, como a reflexão de quem pouco lhe interessa se as coisas mudam ou não.

O que falta na sociedade são pessoas que tentem, e que mesmo que não consigam, nunca parem de tentar; e isso está longe de exigir uma faixa etária estabelecida.

Os Exames Nacionais do Curso de Línguas e Humanidades deste ano, 2015, realizar-se-ão com apenas 1 dia de intervalo, sendo certo que se todos os Exames requerem trabalho, os de História A e Português certamente serão dos que muito o exigem. Esta situação é uma excepção no calendário de Exames Nacionais que os separa a todos por mais dias do que apenas 1 (a não ser em casos de alunos que farão outros Exames por opção). Desta forma, o Exame Final Nacional de História A está marcado para dia 19 de Junho (uma sexta-feira), e o de Português para dia 17 de Junho (uma quarta-feira).

A indignação deve partir de todos os alunos, pois apesar de neste caso serem os alunos de Humanidades os prejudicados, a situação poderia dizer respeito a outro curso qualquer. É injusto que, ao contrário dos alunos de Ciências e Economia (por exemplo), que usufruem de quase 1 semana pelo meio dos seus Exames, os de Línguas e Humanidades tenham que viabilizar uma organização num dia para algo que ditará, da mesma forma, o seu futuro.

Assinem esta petição, e partilhem-na. É urgente fazer chegar a mensagem a quem decreta este tipo de coisas, para que situações do género não se repitam.
Nem todos os que tentaram, conseguiram, mas todos os que conseguiram, certamente, tentaram.

Catarina Teles de Menezes




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 13 junho 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
98 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.