EM DEFESA DA PESCA LÚDICA NOS AÇORES!
Para: : Exmo. Sr. Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Manter o regime anterior, reforçar a fiscalização!
Serve esta petição pública para repudiar a proposta de alteração do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2007/A, de 9 de Abril, que define o quadro legal da pesca dirigida a espécies marinhas, animais ou vegetais, com fins lúdicos nas águas da subárea da zona económica exclusiva (ZEE) portuguesa.
Dizemos não a esta proposta por considerarmos que esta vem impor graves e injustas restrições à pesca lúdica.
Queremos contribuir para a conservação dos recursos marítimos mas não podemos servir de bode expiatório. Rejeitamos categoricamente a responsabilidade da destruição do manancial marítimo. Não fomos nós que durante anos devastamos o mar com práticas insustentáveis.
Não queremos e não podemos fazer concorrência à pesca profissional. Os peixes apanhados em pesca de lazer não podem ser vendidos. É uma prática ilegal e deve ser punida.
A redução das quantidades de pescado permitido, são desproporcionadas e injustificadas. Em que estudo se baseiam estes novos e exagerados limites que em alguns casos reduzirá para mais de metade daqueles que existem?
O regime actualmente vigente garante uma pesca lúdica sustentável.
Esta proposta erra pela via da maior restrição em vez de optar por mais e melhor fiscalização.
Não aceitamos ser culpabilizados e agora sacrificados pelas insuficiências do sistema de fiscalização.
Este novo panorama que aí vem, prejudica a pesca lúdica e desportiva esquecendo-se que esta actividade também tem um grande impacto económico na região.
A criação desta petição serve para facilitar a participação neste processo que ainda está em consulta pública até dia 30 de Junho, ajudar a sensibilizar o maior número de interessados neste tema e demonstrar às entidades competentes o impacto negativo que esta proposta tem para os pescadores lúdicos.
Apelamos à união de todos os praticantes de pesca de lazer para assinarem esta petição e dirigirem-se ao site abaixo para demonstrarem que não concordam e fazer as sugestões necessárias de alteração antes que seja tarde.
http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srmct/docDiscussao/Alteracao_Pesca_Lúdica.htm
Honremos a nossa identidade e cultural de ilhéu, que tem na sua génese uma ligação profunda ao mar.
|
Assinaram a petição
1 101
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|