Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: EM DEFESA DA PESCA LÚDICA NOS AÇORES!, para : Exmo. Sr. Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

Nome Comentário
Pedro G. A pesca lúdica é usada como bode expiatório da pesca comercial e as suas más condutas.
Pedro P. Mais fiscalização
Antonio S. Subscrevo a petição E defesa da pesca lúdica nos Açores
Anibal M. Embora tarde não quero deixar de me associar, porque o meu exemplo é demonstrativo do impacto económico que as restrições evocadas poderão ter. Faço ou não algum investimento na região se um dos motivos que me levam a isso é justamente essa grande potencialidade que a região tem? Valerá a pena? Isto tendo muito presente as razões que levam às restrições que são justas e têm o meu acordo, porque pesco há mais de 40 anos e há cerca de 20 anos que pesco e liberto peixes, mas também gosto de trazer alguns para casa, de forma a minimizar o impacto da actividade na economia familiar.
HUGO F. DEVIA-SE ALERTAR TAMBÉM PARA A PRIOBIÇÃO DO USO DE REDES DE PESCA A MENOS DE 300MTS DA COSTA.
Pedro L. Quero contribuir para a mudança.
maria n. concordo plenamente com as razões apresentadas nesta petição. Não são os pescadores lúdicos que são os responsáveis pela dizimação das espécies dos mares dos Açores mas sim a má politica do governo em relação à pesca com fins comerciais.
Bruno A. nao façam novas sesimbras
alvaro c. Gosto da pesca lucida
ruben h. Se tivessem pensado em eliminar por completo a pesca com rede e os "tróis" há 10 anos, talvez hoje não tivéssemos a passar por isto. Quanto há fiscalização, se apertassem mais com alguns pescadores profissionais (Terceira e São Miguel) talvez estes não viessem estragar as zonas de pesca das outras ilhas, uma vez que já rebentaram por completo com as suas. Uma boa solução seria a proibição total de pesca em determinadas zonas em todas as ilhas, com fiscalização adequada, visto que a experiência já foi feita noutros países considerados de terceiro mundo e deu óptimos resultados. Não estejam sempre a apertar quem é mais fácil apertar.....
Alexandre A. Discordo totalmente com a proposta de alteração à atual lei da pesca lúdica nos Açores. Considero que a lei em vigor já tinha sido mal conduzida, ou seja, só veio com o intuito de dificultar e retirar um direito ao cidadão açoriano que pesca no seu mar com a verdadeira dignidade e respeito pelas espécies marinha. Esta lei veio criar mais dificuldade, originando que os jovens continuem de costas para o mar, o que não se compreende uma vez que vivemos em ilhas. Há muito que se vem lutando para que esta situação se inverta, para que voltem a olhar para o mar com o respeito e atenção, pois a pesca há muito que faz parte da nossa identidade (o ser Ilhéu). Se olharmos para a nossa história, concluímos que já a fazemos desde o tempo do povoamento das nossas ilhas, sendo uma importante fonte de alimento, predominando ao longo dos séculos até aos dias de hoje de forma cívica e humana, tornando-se numa indispensável atividade social para o ilhéu comum. Com o aparecimento de grandes interesses económicos na indústria de exportação de pescado, originando o implemento de utilização, há já longos anos, de métodos de pesca de grande escala e sem controlo como podemos analisar no quadro da lota.
Paulo S. Digo Não á nova proposta de alteração da pesca Lúdica nos Açores
Amilcar J. O chulo do secretário não valoriza a pesca lúdica porque esta não lhe trás receitas por não passar na lota por isso tá-se cagando para aqueles que fazem desta uma atividade de lazer.
Paulo M. É absolutamente ridiculo isto,comparando,por exemplo,com uma reportagem que vi há dias na televisão em que pescadores profissionais,nos Açores (por acaso,porque será seguramente igual noutros locais) exibiam orgulhosamente Garoupas de 15/20cm às dezenas fruto das suas capturas,bom esemplo não???
fernando m. eu penso que o que esta a dar cabo das pescas são abuso de aparelhos das pescas profissionais e redes mesmo encostadas a costa não são as pescas de fim de semana que já e um desporto que se paga muito e não tem ajudas do governo por isso penso que quem são os culpados não somos nos somos apenas uma gota no oceano
Isabel G. acho uma pouca vergonha o que querem fazer,sou a favor da petição ,ate parece que foi o governo que fez o mar e o peixe,querem reduzir proibam e pesca de redes, essa sim estraga tudo,como apanhar peixes e depois deixarem nos por cima da agua mortos porque não tem tamanho para venda.Pouca vergonha
António P. Os povos devem ser livres de viver e não transformados em gado, vigiado, guiado, limitado.
Nuno P. Continuam a disparar ao lado. A seguir vem parquímetros para uso de cada calhau para a pesca.
Alfredo e. Proíbam antes a pesca com rede de arrasto. E aproveitem e fechei a Iglo.
josé c. Não a qualquer alteração,e uma fiscalizaçao abrangente,(pesca lúdica e profissional). Deitam-se redes em todo o lado, aparelhos com centenas de metros onde bem lhes apetece,não olhando a nada.

Assinaram a petição
1.101 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição